domingo, 14 de março de 2021

Semana da Leitura - 3.º dia - "Um, dois, três...poemas" e "Vai uma leitura?" e se forem duas ou três?

 Viva a leitura! "Ler sempre! Ler em qualquer Lugar!"

Hoje, proponho-vos a leitura de três poemas, um de cada poeta diferente: Eugénio de Andrade, Mário Henrique Leiria e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Para além disso, "Vai uma leitura?" e se forem duas ou três? Deliciem-se com as leituras do Daniel , do 5.º A, da Maria João Fonseca, do 8.º B e do Professor António Almeida!

Muitos parabéns aos nossos leitores!

Também é maravilhoso ouvir ler, não acham?


Frutos

Pêssegos, peras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,  
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.

Eugénio de Andrade

 

A Nêspera

Uma nêspera

estava na cama
deitada

muito calada
 
a ver
o que acontecia

 

chegou a Velha

e disse
olha uma nêspera

e zás comeu-a

 

é o que acontece
às nêsperas

que ficam deitadas
 
caladas
a esperar

o que acontece

 Mário Henrique Leiria

Em todos os jardins

Em todos os jardins hei-de florir,

Em todos beberei a lua cheia,
Quando enfim no meu fim eu possuir
Todas as praias onde o mar ondeia.

Um dia serei eu o mar e a areia,

A tudo quanto existe me hei-de unir,
E o meu sangue arrasta em cada veia
Esse abraço que um dia se há-de abrir. 

Então receberei no meu desejo

Todo o fogo que habita na floresta
Conhecido por mim como num beijo.

Então serei o ritmo das paisagens,
A secreta abundância dessa festa

Que eu via prometida nas imagens.

Sophia de Mello Breyner Andresen

 Leitura do aluno Daniel, do 5.ºA

https://www.youtube.com/watch?v=eSR3SACkDc8 

Leitura da aluna Maria João, do 8.ºB

 https://www.youtube.com/watch?v=KJFZWGZI9Jc

 Leitura do Professor António Almeida 

https://www.youtube.com/watch?v=OShTMicFAM0 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário