sábado, 27 de fevereiro de 2021

“Eu escrevo um Conto em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo”

 

“Eu escrevo um Conto em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo”

Concurso no âmbito do 4º centenário da morte de Francisco R. Lobo

  

1622.

Foi há 400 anos que o “cantor do Lis”, Francisco Rodrigues Lobo, o poeta da nossa cidade deixou de cantar o rio que tanto o inspirou, curiosamente, subjugado pelas águas de um outro rio que também celebrou em verso, o Tejo.

Nascido em 1580, como que para perpetuar o grande Camões, foi seu “discípulo” e fortemente influenciado por ele. Leiriense assumido, bebeu inspiração na terra que o viu nascer e onde passou grande parte da sua vida, o que lhe permitiu deixar um legado escrito de significativo valor para a cidade de Leiria e ficar inscrito no panorama literário português como um grande escritor do “romance pastoril” e da “poesia bucólica”.

A valorização da sua terra através da escrita levou a que a cidade lhe tenha vindo a prestar homenagem de diversas formas (Rodrigues Lobo dá nome a uma escola e a uma praça onde figura uma estátua sua).

Nesse sentido, a cidade do Lis através do seu Município, em articulação com várias entidades locais, entre elas a Biblioteca Municipal e as Escolas, preparou um programa com diversas iniciativas para, em 2021, não deixar passar em vão este aniversário e assinalar os 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo.

Assim, os alunos das escolas do concelho receberam um desafio: participar no concurso “Eu escrevo um Conto em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo”.

No nosso agrupamento, a Biblioteca Escolar, através da sua coordenadora, promoveu esta atividade e todos os alunos do 12º A e do 12ºB, incentivados pela professora de Português, participaram no Concurso escrevendo contos inéditos, que revelaram bastante criatividade.

Sabendo que “Francisco Rodrigues Lobo amava Leiria, o Rio Lis e o Lena, os seus campos e vales, toda a fauna e flora que os povoavam”, o tema a desenvolver em cada conto seria “alusivo à natureza (sustentabilidade, água, fauna e flora)”, com o objetivo de “trazer de volta Rodrigues Lobo à sua cidade, à sua região e senti-lo como um grande poeta, um grande escritor e amante da natureza.”

Depois de escritos, os contos foram sujeitos a um processo de pré-seleção na Escola, tarefa difícil de levar a cabo dado o interesse, criatividade e originalidade da maioria deles, tendo sido enviados para a Biblioteca Municipal, para apreciação de um júri, os trabalhos dos alunos Camila Matias, Guilherme Santos, João Sousa, Margarida Amado e Sofia Saretto, do 12ºA, e Mariana Leal, Rafael Bento e Rita Ruivaco, do 12ºB, ficando a esperança de que, algum deles, possa ser contemplado com o 1º prémio.

Salienta-se que, embora apenas um número mais reduzido de contos tenha sido enviado para avaliação pelo júri final, de acordo com orientações recebidas pela Biblioteca Escolar, todos os restantes alunos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, pois obrigou a uma reflexão aprofundada na pré-seleção e a uma tomada de decisão nada fácil, mas sempre em respeito pelos critérios de seleção definidos no respetivo Regulamento.

É de referir que o conto selecionado como de maior mérito literário será ilustrado por alunos do 1º ciclo.

Outro aspeto a destacar é o facto de as duas alunas estrangeiras (Sofia Saretto e Marit Ursi) que se encontram a frequentar o 12ºA ao abrigo do programa académico AFS também participaram nesta iniciativa com empenho.

Esta atividade permitiu mais um momento de articulação entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de Português, contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de comunicação/expressão escrita e permitiu revelar a criatividade literária dos alunos, que mostraram estar à altura do desafio, sendo, desde já, todos vencedores!

Prof.ª Ana Paula Andrade Graça

Sem comentários:

Enviar um comentário