terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Ciclo de conferências dinamizadas por alunos do 12.º Ano


De acordo com a unidade 1 do programa de Biologia de 12.º ano, "Reprodução humana e manipulação da fertilidade", os alunos aprenderam que, atualmente, os casais podem decidir não ter um filho, recorrendo, para isso, a diversas biotecnologias que impedem a conceção, mas outros, pelo contrário, não podem procriar devido a problemas de fertilidade, tendo de recorrer à aplicação de biotecnologias adequadas.
Neste contexto, desenvolveram trabalhos de grupo subordinados aos temas "Contraceção e métodos contracetivos" e "Técnicas de reprodução medicamente assistida", sob a coordenação do professor Sérgio Fernandes, com o propósito de serem apresentados às turmas do 9ºano. Assim, em articulação com as docentes de Ciências Naturais, as professoras Ana Cristina Fernandes e Olga Monteiro, foram efetuadas quatro palestras nos dias 13, 14  e 15 de janeiro, na sala P1.
A Biblioteca Escolar colaborou nesta iniciativa disponibilizando todo o material necessário à sua concretização (informático, documental e consumíveis). Ficou igualmente responsável pela sua divulgação nos meios próprios.
As palestras foram muito interessantes e os alunos empenharam-se bastante e até registaram o seu testemunho. Muitos parabéns!
Prof.ª Helena silva
Dia 13 de janeiro – 13h30 – Turma 9.º B
Dinamizadores: Bruna Pedrosa, Diana Silva, Inês Bento, Mariana Filipe e Patrícia Ribeiro.

“No final, foi muito mais do que um trabalho. Foi um momento de partilha com os mais novos. Para nós foi importante passar o testemunho, tal como fizeram connosco, quando tínhamos a idade deles.
Assuntos como os que foram abordados, por serem tabu, costumam ser melhor aceites e compreendidos quando falados por alguém com uma idade próxima.
A verdade é que é muito importante informar os mais novos sobre estes assuntos que lhes serão úteis no futuro, senão no presente. Ao sermos autores da transmissão desse conhecimento sentimos um enorme orgulho e prazer.”






Dia 14 de janeiro – 13h30 – 9.ºD

Dinamizadores: Ana Domingues, Joana Branco, Rita Sequeira e Rita Jacinto.

De um modo geral achámos esta experiência deveras enriquecedora a vários níveis. Foi uma excelente forma de sairmos da nossa zona de conforto já que tivemos de expor o nosso trabalho a um público diferente daquele a que estamos habituadas. Transmitir o nosso conhecimento aos alunos do 9º ano foi algo de que gostámos muito. São experiências como esta que ajudam a desenvolver o nosso lado mais comunicativo e social, que é um aspeto importante para a nossa vida futura, quer seja para a universidade ou para o mundo do trabalho. Apesar de todo o esforço e nervosismo que derivou destas apresentações o balanço é positivo e é sem dúvida algo a repetir. "






 Dia 1 5 de janeiro – 9h25 – 9.ºC

Dinamizadores: Cristiana Costa, Filipa Marques, Francisca Silva e Simão Sousa. 

Recordamo-nos de quando estávamos no nono ano e também tivemos uma palestra sobre este tema – manipulação da fertilidade - realizada pelos alunos que, na altura, estavam no décimo segundo ano. Lembramo-nos do impacto que esta teve em nós e como se tornou mais apelativa, captando toda a nossa atenção, pelo facto de ter sido apresentada por alunos um pouco mais velhos.
Agora foi a nossa vez de estar do outro lado e darmos a conhecer algo tão importante como a contraceção e a reprodução medicamente assistida aos alunos do nono ano. Não podemos negar, foi um projeto trabalhoso mas, no final, tudo correu bem e todo o trabalho foi recompensado como esta incrível e com certeza inesquecível experiência.”






            Dia 1 5 de janeiro – 11h30 – 9.ºA
Dinamizadores: Isaura Francisco, Lucas Lisboa, Pedro Sousa e Rúben Regadas.

“Este trabalho foi um desafio para nós, tirou-nos da nossa zona de conforto mas provou-se muito benéfico tanto para as turmas do 9º ano como para nós que vestimos o papel de formadores. Já estivemos do outro lado a assistir à mesma palestra e agora pudemos passar pela mesma experiência de um novo ângulo. Achamos muito importante a realização deste trabalho dada a importância do tema, pois a sensibilização dos adolescentes para este tema é indispensável. No entanto, deixou de fazer parte do programa por isso foi tão bom para eles que ficaram informados acerca dos métodos contracetivos e da reprodução medicamente assistida como para nós que para podermos fazer esta apresentação tivemos de trabalhar a matéria. Salientamos que a maneira como a mensagem é passada também é diferente da de um professor, pois acaba por chamar mais a atenção dos alunos serem pessoas diferentes, nomeadamente alunos mais velhos, a dar a matéria e esta ser dada de outra maneira, por exemplo, através de peças teatrais.”












         

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