De acordo com
a unidade 1 do programa de Biologia de 12.º ano, "Reprodução
humana e manipulação da fertilidade", os alunos aprenderam que,
atualmente, os casais podem decidir não ter um filho, recorrendo, para isso, a
diversas biotecnologias que impedem a conceção, mas outros, pelo contrário, não
podem procriar devido a problemas de fertilidade, tendo de recorrer à aplicação
de biotecnologias adequadas.
Neste
contexto, desenvolveram trabalhos de grupo subordinados aos temas "Contraceção e métodos contracetivos" e "Técnicas
de reprodução medicamente assistida", sob a coordenação do professor
Sérgio Fernandes, com o propósito de serem apresentados às turmas do 9ºano.
Assim, em articulação com as docentes de Ciências Naturais, as professoras Ana
Cristina Fernandes e Olga Monteiro, foram efetuadas quatro palestras nos dias
13, 14 e 15 de janeiro, na sala P1.
A Biblioteca
Escolar colaborou nesta iniciativa disponibilizando todo o material
necessário à sua concretização (informático, documental e consumíveis). Ficou
igualmente responsável pela sua divulgação nos meios próprios.
As palestras
foram muito interessantes e os alunos empenharam-se bastante e até registaram o
seu testemunho. Muitos parabéns!
Prof.ª Helena
silva
Dia 13 de janeiro – 13h30 – Turma 9.º B
Dinamizadores:
Bruna
Pedrosa, Diana Silva, Inês Bento, Mariana Filipe e Patrícia Ribeiro.
“No final, foi muito mais do que
um trabalho. Foi um momento de partilha com os mais novos. Para nós foi importante
passar o testemunho, tal como fizeram connosco, quando tínhamos a idade deles.
Assuntos como os que foram
abordados, por serem tabu, costumam ser melhor aceites e compreendidos quando
falados por alguém com uma idade próxima.
A verdade é que é muito importante
informar os mais novos sobre estes assuntos que lhes serão úteis no futuro,
senão no presente. Ao sermos autores da transmissão desse conhecimento sentimos
um enorme orgulho e prazer.”
Dia 14 de
janeiro – 13h30 – 9.ºD
Dinamizadores: Ana Domingues,
Joana Branco, Rita Sequeira e Rita Jacinto.
“De um
modo geral achámos esta experiência deveras enriquecedora a vários níveis. Foi
uma excelente forma de sairmos da nossa zona de conforto já que tivemos de
expor o nosso trabalho a um público diferente daquele a que estamos habituadas.
Transmitir o nosso conhecimento aos alunos do 9º ano foi algo de que gostámos
muito. São experiências como esta que ajudam a desenvolver o nosso lado mais
comunicativo e social, que é um aspeto importante para a nossa vida futura,
quer seja para a universidade ou para o mundo do trabalho. Apesar de todo o
esforço e nervosismo que derivou destas apresentações o balanço é positivo e é
sem dúvida algo a repetir. "
Dinamizadores:
Cristiana Costa, Filipa Marques,
Francisca Silva e Simão Sousa.
“Recordamo-nos de quando estávamos no
nono ano e também tivemos uma palestra sobre este tema – manipulação da
fertilidade - realizada pelos alunos que, na altura, estavam no décimo segundo
ano. Lembramo-nos do impacto que esta teve em nós e como se tornou mais
apelativa, captando toda a nossa atenção, pelo facto de ter sido apresentada
por alunos um pouco mais velhos.
Agora
foi a nossa vez de estar do outro lado e darmos a conhecer algo tão importante
como a contraceção e a reprodução medicamente assistida aos alunos do nono ano.
Não podemos negar, foi um projeto trabalhoso mas, no final, tudo correu bem e
todo o trabalho foi recompensado como esta incrível e com certeza inesquecível
experiência.”
Dia 1 5 de janeiro – 11h30 – 9.ºA
Dinamizadores: Isaura Francisco,
Lucas Lisboa, Pedro Sousa e Rúben Regadas.
“Este trabalho foi um desafio para nós, tirou-nos da nossa
zona de conforto mas provou-se muito benéfico tanto para as turmas do 9º ano como
para nós que vestimos o papel de formadores. Já estivemos do outro lado a
assistir à mesma palestra e agora pudemos passar pela mesma experiência de um
novo ângulo. Achamos muito importante a realização deste trabalho dada a
importância do tema, pois a sensibilização dos adolescentes para este tema é
indispensável. No entanto, deixou de fazer parte do programa por isso foi tão
bom para eles que ficaram informados acerca dos métodos contracetivos e da
reprodução medicamente assistida como para nós que para podermos fazer esta
apresentação tivemos de trabalhar a matéria. Salientamos que a maneira como a
mensagem é passada também é diferente da de um professor, pois acaba por chamar
mais a atenção dos alunos serem pessoas diferentes, nomeadamente alunos mais
velhos, a dar a matéria e esta ser dada de outra maneira, por exemplo, através
de peças teatrais.”
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