terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento propõem um final para a história "O Capuchinho Vermelho no Século XXI", de Luísa Ducla Soares


EB 1 de Maceira – 3.ºB – 12 de novembro l Prof.ª Rosa Portugal

A Capuchinho, apesar de ter saudades da casa dela, decidiu ficar no século XXI               , em casa do seu novo e divertido amigo João. Ela estava entusiasmada e muito curiosa para descobrir o mundo do século XXI.
                O João foi pedir à mãe para a menina ficar temporariamente em sua casa, como se fossem umas férias. A mãe do João concordou e fez um jantar especial para receber a Capuchinho.
                No final do delicioso jantar preparado pela mãe do João, foram preparar a cama para a menina, que estava ansiosa para conhecer melhor a caixinha mágica que estava na sala.
                Fizeram uma enorme taça de pipocas e sentaram-se no sofá, aconchegadinhos numa manta, a ver o que dava na televisão, até que acabaram por adormecer, porque o dia tinha sido longo e cansativo, mas também excitante e divertido.
EB de A-dos-Pretos – 3.º ano – 13 de novembro l Prof. Daniel Alves

                 Como a Capuchinho Vermelho tinha bom coração, ofereceu-se para cuidar dos seus antigos inimigos (lobos) e disse ao João que pedisse à sua mãe para lhe preparar o sofá.
Quando chegaram a casa, ele apresentou-lhe a sua amiga. A mãe preparou-lhes o jantar e, antes de irem dormir, elaboraram um plano para ajudar os lobos que viviam no Jardim zoológico.
Ao amanhecer, foram procurar o livro A Fada Oriana, que ele tinha numa estante. Ao abri-lo, a fada saltou da sua história como por magia e eles ficaram encantados com a sua beleza e perguntaram-lhe se podia auxiliar os animais que ela tanto adorava. Esperaram pelo anoitecer e dirigiram-se ao lobário.
Ao chegarem, a fada usou a sua varinha mágica e concretizou o desejo deles. Os lobos foram levados para a floresta da fada, onde os pássaros cantavam e tudo era verdejante e florido. Para os levar também, fez-lhes prometer que teriam de voltar, sempre que tivessem aulas e para matar saudades das suas famílias.

EB1 de Costas – 18 de novembro – 3.º e 4.º anos l Prof.ª Celeste Pires e Isabel Couto

- Sim, pode ser! Acho que vou ficar contigo mais alguns dias, porque quero conhecer melhor o teu século e descobrir os tesouros da tua caixa mágica!
- Yes! Vai ser divertido!
Durante alguns dias, a menina e o João viram muita televisão e visitaram vários locais, como o Estádio Magalhães Pessoa do União de Leiria e até foram a Lisboa conhecer a escritora preferida do João: Luía Ducla Soares.
A certa altura, a menina cansou-se de passear tanto e começou a sentir saudades da avó, da mãe, dos amigos, da floresta e até do lobo mau-
- Estou tão cansada e tenho tantas saudades de casa… Está na hora de voltar para a minha história.
- Fica mais um bocadinho. – Pediu-lhe o João.
- Não posso, mas tu podes vir comigo.
- Está bem! Acho que é uma ideia fantástica!
Então, o João entrou com a menina na sua história e conheceu todas as personagens do conto, até mesmo o lobo mau e depois voltou para o século XXI.
Como ficaram muito amigos, por vezes a menina sai da sua história para visitar o João, no século XXI, outras vezes é o João que a visita, “entrando” no livro.
EB1 de Cavalinhos – 18 de novembro l Prof.ª Ana Vicente

- Eu fico cá contigo para conhecer coisas novas- respondeu a menina.
- E pensas que não vais ter saudades da tua família?
A menina ficou a pensar com um olhar triste e respondeu:
- Eu não tinha pensado nisso, mas já tenho algumas saudades.
- Não fiques triste - disse o João - eu vou pedir aos meus pais se a tua mãe e a tua avó podem vir e ficar cá em casa também.
Depois dos pais do João aceitarem a vinda, por alguns dias, da família da Capuchinho Vermelho, a menina foi à sua história buscá-las. Quando a avó, a mãe e a menina iam para sair da história, o lobo apareceu e viu-as com as malas de viagem.
- Onde é que vão? Vão-se embora? E eu? Quem é que eu vou assustar?
- Vamos para o séc. XXI, onde há coisas novas, modernas e interessantes e onde os lobos não são maus, vivem juntos e são apadrinhados pelas pessoas.
O lobo nem queria acreditar no que ouvia.
- Eu também gostava de ir para esse sítio - disse ele com voz meiga – Posso ir? Por favor levem-me!
A Avó desconfiada disse:
- Eu não vou cair nas tuas «falinhas mansas». Porque é que queres ir connosco?
- Eu quero ir porque quero ter companhia e ser bem tratado. Eu não sou mau!
- Então porque é que queres comer a avó? - Perguntou a mãe.
- Eu não queria comê-la, o escritor é que me deu esse «papel»! Em todas as histórias em que apareço, fazem-me sempre ser mau!
A Capuchinho Vermelho, a mãe e a avó ficaram sensibilizadas e deixaram que o lobo as acompanhasse. Chegados ao séc. XXI, o lobo foi para a reserva do lobo ibérico.
E depois? Será que o lobo foi feliz? Será que ele mudou e deixou de ser mau?

EB 1 de Maceira – 4.ºA – 20 de novembro l Prof. Vasco Saraiva

Um lobo Ibérico em Hollywood
Capuchinho Vermelho ficou em casa do João, para tomar conta do lobo. Cuidaram do lobo com muito amor e carinho, até ele ficar um senhor lobo, com um porte atlético, com pelo lustroso e luzidio, dentes afiados, lábios finos, com focinho comprido e rugido assustador. Demorou anos até o lobo ficar grande.
Eles durante este tempo todo brincaram, viajaram, partilhavam refeições e estudavam…Mas, o que eles gostavam mesmo de fazer juntos era teatro fingindo ser um verdadeiro tigre de bengala. Certo dia, o Capuchinho Vermelho levou o lobo a passear e encontraram uma loba, que o lobo se apaixonou logo à primeira vista. Passado algum tempo tiveram um filhote.
O lobito foi treinado ao longo de muitos anos para ser um verdadeiro tigre de bengala. Era tão bem treinado que chegou a ser convidado para as melhores peças de teatro e para um famoso filme de Hollywood.
E foi assim que começou uma grande alcateia de lobos fingidores de tigre de bengala chamados de Lobos Ibéricos.

EB 1 de Maceira – 4.ºB – 27 de novembro l Prof.ª Isabel Francisco

A Capuchinho Vermelho ficou muito indecisa, ela gostava muito do João, ele era um amigo fantástico, mas tinha saudades da família.
Ela estava a viver uma aventura e a conhecer o mundo no novo século. É um mundo tão diferente que até os lobos são bons. Agora, os perigos não têm dentes aguçados. Agora, o que ameaça e amedronta é a agitação das cidades, a poluição, a destruição da floresta pelos fogos… AH e as saudades que ela tinha do agradável aroma dos bolinhos caseiros!
Mas, corajosa, tomou uma decisão:
- João, vou voltar para a minha história. Voltar para a minha família e para o sonho e o imaginário das crianças.
Tristonho, o João pediu-lhe:
- Mas fica, eu também sou uma criança…
Brincalhona, ela repreendeu-o:
- Ai, ai, João, não faças birra! Tu serás sempre especial, és meu amigo, mas eu pertenço a todas as crianças do mundo.
Teimoso, o João insistiu:
- A tua história já todos a conhecem…
A Capuchinho Vermelho interrompeu-o:
- João, és genial, estás a dar-me uma ideia. Vou participar em novas histórias com o meu amigo…
- Quem? Eu? – Sorriu o João.
- Ó João, o meu amigo… lobo.
O João aceitou e alegrou-se com a perspetiva de novas histórias. Ele adora livros!
A Capuchinho voltou às histórias e deu a conhecer às crianças os novos lobos do século XXI e ensinou-as como proteger e salvar a Natureza e o Planeta.
E o João…? Ele devorou as suas histórias! Não, não as comeu… Leu-as intensamente.

EB de A-dos-Pretos – 3.º ano – 2 de dezembro l Prof.ª Fernanda Batista

                - Volto para a minha história. Vou matar saudades da minha mãe e da minha avó, mas voltarei amanhã depois da escola. Precisamos de proteger os lobos ibéricos que andam à solta nas florestas mais próximas da Malveira.
- Mas como? Seremos capazes?! – Perguntou o João duvidoso.
- Sim, claro. O século XXI tem tantas tecnologias.
- Tensa razão. Tive uma ideia! Só temos de comprar um tablet e um drone. O tablet servirá para comandar o drone que irá sobrevoar as florestas, localizando os lobos ibéricos e ainda transmitir imagens deles para nós os vigiarmos.
- Com que dinheiro?
- Falamos com os nossos pais. Depois, se eles concordarem pedimos-lhes ajuda e juntamos as poupanças de todos.
A Capuchinho Vermelho regressou ao seu livro, no dia seguinte, voltou com as suas poupanças, as da mãe e as da avó. O João já tinha feito o mesmo em sua casa.
Foram com os pais do João à Worten do Shopping da Malveira para comprarem o tablet e o drone. De seguida, foram contratar um veterinário para colocar chips nos lobos localizados.
E assim, dia após dia, eles tentaram localizar lobos ibéricos para os protegerem e levaram-nos para a Reserva Natural da Malveira, onde eram muito bem tratados e alimentados.

EB 1 de Maceira – 3.º A – 3 de dezembro l Prof.ª Elsa Pimparel

O Capuchinho Vermelho no século XXI
             O Capuchinho Vermelho disse ao João que pretendia regressar ao seu mundo porque havia muitas coisas no século XXI que desconhecia e não gostava. A menina perguntou ao João:
            - Queres ir comigo?
            - Sim, quero ir. Gostava muito de conhecer o teu mundo. Especialmente o Lobo Mau.
            - Então, um dia destes vais visitar-me! – exclamou o Capuchinho Vermelho. – Mas, eu venho ver-te porque gostei muito da tua caixa mágica, do supermercado e do meu afilhado.
            - Já não tens medo de lobos?
            A menina riu-se com a pergunta do João e retorquiu:
            - Não, não tenho! Eu aprendi no teu mundo que os lobos não são assim tão maus.
            O Capuchinho Vermelho e o menino do anoraque azul despediram-se um do outro, com promessas de visita aos respetivos mundos. O João abriu o livro e a menina saltou lá para dentro.

EB 1 de Porto do Carro – 3.º e 4.º anos  - 3 de dezembro | Prof. Bruno Barros e José Costa


- Posso ficar aqui algum tempo para conhecer melhor o século XXI, mas depois volto para a minha história!
- Iupi! Estou muito feliz!
O João e a Capuchinho Vermelho passearam pela cidade, foram ao Jardim Zoológico, ao Oceanário, a vários parques, à praia e até a uma biblioteca.
A menina ficou maravilhada com tudo o que viu e sentia-se verdadeiramente feliz. A cidade era bem diferente da sua aldeia. Viu coisas que nunca tinha visto. Tantos carros… Tanta gente!
Um dia, o João fez-lhe uma surpresa. Levou-a ao aeroporto, onde apanharam um avião para França.
Quando regressaram, a menina disse-lhe que estava na hora de voltar para a sua história. O João ficou triste, pois adorava esta nova amiguinha, mas a menina prometeu-lhe que voltaria mais vezes e até o convidou para “entrar2 no seu livro e conhecer o seu mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário