domingo, 4 de fevereiro de 2018

"Ainda não estão contentes?", de António Torrado foi a história escolhida pela nossa leitora convidada...



 24 de janeiro de 2018

....num dia de inverno em que o Sol resolveu sair de sua casa, eu e a profa Helena, resolvemos levar os nossos meninos do Projeto Leitur@s.tic.net ao Zoo.
“Ah! Mas foram a Lisboa?” – perguntam vocês.
Não! Não fomos a Lisboa! Nem saimos da Maceira! Foi naquele espaço delicioso, tão bem cuidado, onde nos é permitido viajar em sonhos, que é o mesmo que dizer na Biblioteca da Escola Henrique Somer!
Resolvi lançar um desafio aos alunos através da leitura da história de António Torrado “Ainda não estão contentes?”. Esta, fala-nos de um episódio caricato numa aldeia de macacos, num Jardim Zoológico, em que o tratador (pessoa muito estimada por estes digníssimos personagens!) levava todos os dias 10 bananas, logo pela manhãzinha, para o seu pequeno almoço. Contudo, a certa altura, houve um descontentamento por parte dos bichinhos uma vez que a barriga deles não concordava com tamanha quantidade de bananas. 
E é a partir daqui que começa a história propriamente, uma vez que o tratador resolveu repartir as 10 bananas por várias refeições ao dia, de modo a poder enganar os macacos.
Inicialmente, era sempre um contentamento por parte da bicharada.... que depressa passava a descontentamento! Eles não percebiam que a quantidade de bananas era.... sempre a mesma!
E foi este desafio que eu também quis lançar aos nossos alunos presentes, e, levá-los a encontrar uma solução para este problema que tanto levava a “coçar o piolhito”!
Foi divertido! Os alunos, como sempre, foram participativos e gostaram da história, que os motivou imenso e levou-os a estar concentrados.

Prof.ª Anabela Gaspar




Sem comentários:

Enviar um comentário