sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

"Quem é o Fernando?"

Quem é o Fernando?

       Depois do desafio lançado aos alunos do 12º A para revelarem a imagem que tinham de Fernando Pessoa antes de começarem a estudar a sua obra, foi o momento de passar a descobrir quem é (foi) este nosso grande poeta.
       Por esse motivo, os referidos alunos – acompanhados de um grupo de convidados: os seus colegas do 8º C e a professora Maria da Fé Domingues - tiveram oportunidade de, no dia 7 de dezembro, passarem 90 minutos bastante diferentes numa aula de Português muito especial que foi brilhantemente dinamizada pela professora Maria João Serrado.
         Esta aula resultou, mais uma vez, da articulação entre o grupo 300 e a BE e foi a motivação para a lecionação de uma unidade temática do 12º ano que, tradicionalmente, está associada a algumas “resistências” por parte dos alunos – a poesia de Fernando Pessoa.
         Como já é habitual, a professora Maria João, profunda conhecedora da obra pessoana, conduziu esta atividade com simplicidade, mas com estratégias muito eficazes, que permitiram desmistificar, junto dos alunos, a complexidade e a imagem do nosso tão multifacetado e carismático poeta.
       A sessão iniciou-se com a proposta aos alunos para, a partir de quadros e fotos de Fernando Pessoa, descobrirem e apresentarem traços e adjetivos que o caracterizassem. As propostas foram diversificadas e interessantes e serviram para se ir destapando o véu sobre o enigmático escritor e para a dinamizadora desta sessão ir conduzindo os presentes por alguns “caminhos” da vida (muitas vezes pouco conhecidos) e da obra do “Fernando”.
        Os 90 minutos decorreram rapidamente para tanto que havia a dizer, mas os alunos puderam ficar a conhecer algumas particularidades da vida de Pessoa, começar a perceber a sua complexa personalidade, ficar com a curiosidade desperta para saber mais e…. esperamos,  dispostos a trabalhar com êxito, nas aulas que se seguem, os conteúdos que o programa nos apresenta…. 
       É de destacar a postura de grande interesse e muito participativa dos alunos do 8º C, que interagiram várias vezes com a professora Maria João, de forma bastante pertinente.
      A sessão foi um sucesso, conforme foi confirmado pela avaliação feita com os alunos na sequência da atividade.

       Um muito obrigada à professora Maria João Serrado pela disponibilidade e pelo carinho e empenho com que abraçou e desenvolveu esta atividade. Ficamos sempre à espera de mais momentos gratificantes como este! 

                                                                                       Prof.ª Ana Paula Graça 













Sem comentários:

Enviar um comentário