Hoje, “A
janela de Euclides” abriu-se na turma B do 2.º ano da EB de Maceira.
Curiosos q,
b.? Olhem bem para as imagens e vejam se conseguem perceber quais das seguintes
afirmações são verdadeiras:
1. Euclides foi um grande sábio e um
matemático exímio.
2. Esta atividade também é uma homenagem
a Euclides.
3. A dinamizadora desta atividade é a
professora Doroteia Pimparel.
4. A professora Doroteia conta com o
apoio das professoras Helena Silva e Diana Oliveira.
5. É, literalmente, apresentada uma
janela aos alunos.
6. Quando a janela se abre, podemos
observar animais com formas inesperadas.
7. Essas formas são triângulos,
losangos, trapézios, hexágonos e quadrados.
8. A cada forma corresponde uma cor modelo,
arbitrária.
9. Numa ficha puzzle, os alunos conjugam
as várias formas – triângulos, trapézios e losangos – de modo a formarem
diversos hexágonos, colorindo-os depois com as cores modelo.
10. Estão implicados nesta ficha
importantes conceitos da Matemática.
11. Os alunos ouvem de seguida o conto
surpreendente de Pedro Seromenho, “Porque é que os animais não conduzem”, e
chegam à conclusão que há fortes laços entre a Matemática e o Português.
12. Todos os alunos ficam a saber que têm
um macaco.
13. Ninguém quer ser uma girafa na
estrada.
14. Cada aluno fica responsável por um
animalzinho.
15. Os animaizinhos, depois de pintados,
vão reunir-se em grupo e contar uma história divertida e original em banda
desenhada.
16. As bandas desenhadas serão entregues
na BE e integrarão depois uma exposição final aberta a todos.
17. As fotos de “A janela de Euclides”
podem ser apreciadas no blog da Biblioteca.
18. Os alunos gostam muito desta
atividade e participam com entusiasmo.
19. Esta atividade findou e nunca mais “A
janela de Euclides” se abrirá.
Se respondeu verdadeiro a todas as questões,
com exceção da última, está de parabéns: acertou em tudo!
Esta janela
não se fechará; para a semana há mais…e para o ano também!
Prof.ª Diana Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário