quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia Mundial da Filosofia... Comemoração organizada e dinamizada pela Professora Sofia Fazendeiro

FILOSOFIA – um presente com FUTURO

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia celebrou-se a 20 novembro, sob a égide do tema “Transformações Sociais e Diálogo Intercultural”.
Implementado pela UNESCO em 2002, este dia comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro e é um convite à reflexão, ao questionamento, à partilha de pensamentos, à discussão aberta e à exploração de ideias.
Numa época de tantas conturbações sociais, urge a criação de espaços propícios ao debate. Atenta à necessidade de redireccionar o olhar para os problemas fulcrais do homem como a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem, a Coordenadora da Biblioteca, Profª Helena Silva, disponibilizou uma vez mais, a biblioteca do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, para a divulgação junto da comunidade educativa dos trabalhos, realizados no âmbito destas comemorações.
Esta exposição não só sensibilizou os alunos para a riqueza do diálogo e o respeito pela diferença como enalteceu a importância da Filosofia na vida do homem em sociedade e o verdadeiro amor ao saber. Estiveram envolvidas na consecução deste projeto todas as turmas do agrupamento que têm a disciplina, a saber: o 10º A, o 11º A, o CV–Sec. e um grupo de alunos do Ensino Especial.
Com estes trabalhos, visou-se desenvolver um quadro coerente e fundamentado de valores bem como, reconhecer o contributo específico da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento informado, metódico e crítico e para a formação de uma consciência atenta, sensível e eticamente responsável.
                                                                                                            Prof.ª Sofia Fazendeiro












Sem comentários:

Enviar um comentário