segunda-feira, 27 de outubro de 2014

No Dia Nacional da Biblioteca Escolar... "Letras e sabores latinos"

Hoje foi dia da Biblioteca receber os aromas de "letras e sabores latinos".
Porquê? - pensarão vocês. O que aconteceu por lá?
Pois bem, logo cedinho, pelas 8,30h da manhã, os alunos do 11º A partilharam entre si e com os presentes, entre os quais se destacam o Diretor do Agrupamento, prof. Jorge Bajouco, e a Subdiretora, profª Eugénia Domingues, as suas seleções literárias de autores de língua portuguesa.
Esta atividade foi planificada e dinamizada no âmbito da disciplina de Português, em articulação com o Plano de Atividades da Biblioteca e constou de pequenos flashs apresentados por pares de alunos que selecionaram um poema, uma obra ou um excerto de um autor de língua portuguesa que "ilustraram" com imagens, música ou filmes, devidamente contextualizados e intertextualizados. É de salientar a seleção oportuna de cada grupo, quer no que diz respeito aos textos, quer no que se refere à "ilustração" escolhida, assim como a pertinência da mensagem transmitida por cada um.
A iniciativa foi também uma forma de acolhimento e de divulgação da literatura e cultura portuguesas ao Juanry, um aluno que recentemente integrou a turma proveniente do México, aluno esse que também nos presenteou, e muito bem, com uma declamação do poema  "Bella", do escritor chileno Pablo Neruda.
E os sabores, onde entram? - continuam a interroga-se.
Os sabores estiveram presentes no final da sessão através da oferta, aos presentes, de pequenos "miminhos" da doçaria tradicional da nossa região e do quotidiano dos nossos alunos. O apontamento gastronómico foi destinado a simbolizar a importância da LEITURA, qual alimento que se saboreia e contribui para o crescimento de cada um - "Ler é a oportunidade de alimentar a alma com a luz do conhecimento e da sensibilidade." (Carlos Lúcio Gontijo, poeta, escritor e jornalista brasileiro).
Este foi um momento intercultural onde autores de cá e de além mar se entrecruzaram para assinalar o dia 27 de outubro, Dia Nacional da Biblioteca Escolar!
E estão de parabéns os alunos que nos surpreenderam com as suas pequenas, mas interessantes intervenções. 
Nota: Esta atividade terá continuidade brevemente, uma vez que os 90 minutos de aula a ela destinados foram insuficientes, pelo desenvolvimento que cada intervenção motivou, para todos os alunos apresentarem os seus trabalhos. Esperamos voltar a ser surpreendidos com mais partilhas interessantes.

                                                                               Prof.ª Ana Paula Graça

























Sem comentários:

Enviar um comentário