quarta-feira, 23 de abril de 2014

Entrega dos baús do projeto "Biblioteca Sobre Rodas no 1.ºCEB - Crescer a ler", no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Biblioteca Sobre Rodas - Crescer a ler... Os baús retomaram a sua viagem e encontram-se noutras paragens!

Hoje, dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, os baús do projeto Biblioteca sobre Rodas – Crescer a ler retomaram a sua viagem pelas escolas do 1º CEB do Agrupamento.
O baú n.º1 ficou na estação da EB1 de Maceira 1 e o baú n.º 3 na de A-do-Barbas. Quanto ao Baú n.º 2, o mesmo será entregue na "estação" de Cavalinhos amanhã, dia 24 de abril.
Para além da entrega dos baús, houve um momento de partilha de leituras. 
Primeiro,  a professora bibliotecária, Helena Silva,  falou-lhes sobre o Dia Mundial do Livro e os alunos ficaram a saber que, por decisão da Unesco, este dia é comemorado a 23 de abril, desde 1996, tendo a data sido escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem, em troca, um livro. Neste dia também é prestada homenagem à obra de grandes escritores, tais como Shakespeare e Cervantes, que faleceram nesta data, em 1616.
Em seguida, na EB de A-do-Barbas, o professor Luís Dias leu-lhes a resposta à questão "Porque existem os livros?", da obra "Trocado por Miúdos - Um livro de perguntas para crianças e adultos na idade dos porquês", da Porto Editora. Uma aluna  leu um texto de Afonso Lopes Vieira e outra declamou um poema do livro "Rimas traquinas", de José Jorge Letria.
Na EB de Maceira 2, a professora Elsa Frade leu-lhes a história "O rei dentro do livro", que integra a obra "O Livro que falava com o vento e outros contos", de José Jorge Letria e o professor Luís Dias leu-lhes dois poemas engraçados, do livro  "Rimas traquinas", de José Jorge Letria.
Nas duas escolas, os alunos do 4.º ano foram contemplados com a oferta do livro  Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Carlos Marques, no âmbito da iniciativa, intitulada "Vamos Ler +",  promovida pela Câmara Municipal de Leiria.
Parabéns a todos e boas leituras!


Escola Básica de A-do-Barbas

























Escola Básica de Maceira 1

























Sem comentários:

Enviar um comentário