sábado, 2 de maio de 2020

"A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19" (continuação)


Hoje, publicamos seis textos, selecionados aleatoriamente, sobre "A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19"
Boas leituras!



Toda a gente tem uma vida, uns melhores, outros piores, mas apesar disso, todos nós nos encontramos na mesma situação, devido à pandemia mais falada pelo mundo, o covid-19. Querendo ou não, grande parte do mundo teve de mudar os seus hábitos, a sua maneira de viver, tudo.
Desde pequena que sempre fui à escola, e por muito boa aluna que fosse, havia sempre uma parte de mim que preferia estar em casa de férias, mas há uma grande diferença entre estar de férias e em quarentena. Quando hoje vejo a situação em que me encontro percebo que nunca pensei experienciar algo assim. Todos nós conhecemos outros problemas deste género, devido aos livros de história, que foram ultrapassados e é estranho pensar que daqui a um tempo ao abrir um livro de história vão falar desta situação.
A forma de ter as aulas mudou, eu até estou a gostar da experiência de ter aulas assim, principalmente, porque me ajuda a passar o tempo e a não pensar tanto nesta pandemia, mas preferia estar na escola, algo que nunca pensei na vida que ia dizer, mas é a verdade.
Antes disto levantava-me cedo para ir para a escola, estava com os meus amigos, tinha aulas de dança, ao fim de semana ia à catequese ou ia passar uns dias com a família que está mais longe e agora não posso fazer nada disso, nem ir jantar fora para aproveitar o tempo, a única coisa que posso fazer é videochamada, mas todos sabemos que não é a mesma coisa. E mesmo assim eu ainda me sinto felizarda pois tenho um terraço para puder sair à rua e uma boa varanda para apanhar sol, pois aquelas pessoas que vivem num apartamento não têm muita possibilidade de o fazer e assim ainda se torna mais frustrante. Quando não tinha escola e estava de férias não tinha de estar fechada em casa, e até podia achar uma seca por não ter nada para fazer ou por passar alguns dias sozinha, mas agora, comparando com toda esta situação, entendo a sorte que tinha, pois podia sair para matar as saudades dos mais próximos e ir à praia, piscina ou cinema…agora estamos todos distantes e cada vez é mais difícil e triste, e não se tem vontade de fazer nada e sem duvida, que me deixou muito mais pensativa.
Quando Portugal ainda não tinha começado a enfrentar esta pandemia, nem ligava muito a isto, mas agora percebo o quão má ela é, e que realmente transtorna uma vida. É triste olhar para os números a subir e pensar em todas aquelas pessoas que faleceram, sem sequer se puderem despedir das famílias. A verdade é que não pudemos fazer nada para além de cumprir as regras que nos dão. Eu não consigo entender a pessoas que andam por aí como se nada fosse, estarem a meter a vida delas em risco, é com elas, mas o problema é que podem estar a meter em risco mais pessoas e seguidamente todo o país, é essa a consciência que todos temos de ganhar senão, não se vai a lado nenhum.
Concluindo, a partir deste momento, percebo que tudo mudou. Toda a gente se queixava da vida que tinha por coisas mínimas sem sequer pensar que havia situações bem piores. Sem dúvida que agora dou muito mais valor ao que tinha e ao que quero voltar a ter.

Lara Santos, 10ºA
Abril 2020

            Antes do surto de COVID-19, a minha vida tinha uma rotina bastante constante, a típica vida de estudante. Eu levantava-me todas as manhãs às 7:00, preparava-me e ia para a escola para ter aulas todos os dias às 8:30. Assim que as aulas acabavam, chegava a casa, fazia os trabalhos de casa e ia jogar para o computador.
            Quando as notícias referentes ao COVID-19 se começaram a tornar mais abundantes e o número de países infetados começou a aumentar, tornou-se bastante claro de que era apenas questão de tempo até Portugal também ser infetado. A partir do momento em que isso aconteceu e o vírus se começou a espalhar dentro do nosso país já se sabia que em breve seriam tomadas as medidas que também já tinham sido tomadas noutros países da Europa, o que incluía o encerramento da maioria dos serviços públicos e privados e, claramente, das escolas.
            No dia 12 de março foi anunciado que as escolas iriam ser encerradas a partir de dia 16, fazendo do dia 13 (sexta-feira) o nosso último dia de aulas presenciais. Eu e os meus colegas já sabíamos que, a partir desse dia, os nossos horários e o nosso estilo de vida iriam mudar drasticamente.
            Nos dias de hoje, eu posso afirmar que a minha vida mudou bastante, havendo tanto alguns pontos positivos como negativos. O lado negativo do surto, que é bem mais óbvio e direto do que o lado positivo é que, como o COVID-19 é uma doença nova, pouco se sabe sobre ela, houve a necessidade de se fazer uma quarentena, o que transformou o meu estilo de vida num estilo mais sedentário.
            Contudo, apesar do lado negativo do surto, eu considero que a minha vida melhorou. A rotina antiga de acordar para ir para a escola e de sair, na maioria dos dias, tarde chegou a um fim e, sinceramente, eu considero que esse foi um dos pontos positivos, porque eu já estava a começar a ficar bastante saturado e cansado de ter que passar tantas horas na escola, fechado numa sala. Para além disso, agora eu tenho mais tempo para descansar e para me divertir, enquanto acompanho a matéria das diferentes disciplinas a um nível mais gradual. Além do mais tenho mais tempo de sobra, o que me permite fazer exercício, de modo a manter o meu bem-estar físico e evitar consequências do sedentarismo, e que eu tenciono usar para aprender outras línguas (de momento estou a começar a aprender japonês).
            Eu já me adaptei a este estilo de vida e eu até prefiro o ensino assim (menos carga horária em aulas, mas mais trabalho e conteúdo fora das aulas), porque com menos tempo ocupado com aulas, os alunos têm mais tempo para se organizarem e se aplicarem naquilo que sentem mais dificuldade ou que acham que devem estudar de forma mais detalhada, o que faz com que possam gerir melhor a forma como trabalham e, assim, terem um melhor desempenho nas diferentes disciplinas.

Ricardo Sousa, 10.ºA
Abril 2020
 

No final do ano passado, um novo vírus surgiu em Huang, uma cidade no centro da China. Este novo vírus, chamado de novo coronavírus ou COVID-19, mostrou ter uma enorme velocidade de propagação, pelo que, no espaço de poucos meses, infetou imensas pessoas em quase todos os países do mundo, causando inúmeras mortes.
Foi quando este vírus chegou a Portugal que começaram a surgir diversas mudanças na minha vida. Poucos dias após o primeiro caso registado em Portugal, as escolas foram encerradas. Todos os alunos tiveram de ficar em casa de quarentena, pelo que as aulas normais deram lugar a aulas digitais. Deixei também de ter ensaios musicais e as típicas reuniões de escuteiros passaram a ser online.
Para além das atividades do quotidiano, também as atividades das férias que já estavam marcadas tiveram de ser adiadas, tal como a viagem dos escuteiros à ilha Terceira, nos Açores.
Mas, sem dúvida, o que me afetou mais neste conjunto de mudanças foi ter de me afastar dos meus amigos e familiares, dos quais sinto muita falta.
No entanto, apesar de o vírus ter causado algumas preocupações, devemos aprender com ele para que no futuro possamos enfrentar problemas deste género. Tal como todos os problemas, este tem uma solução e acredito que vai ser encontrada e que vamos todos poder retomar a nossa vida normal.

Francisco Ascenso, 10.ºA
Abril 2020

            O coronavírus afetou e continua a afetar a vida de milhares de pessoas. Através da quarentena e do distanciamento social, o contacto humano foi reduzido quase a zero.
 A minha vida, assim como a de quase toda a gente, também foi afetada com esta pandemia. Maioria das atividades que tinha como garantidas, como jogar à bola ou conversar pessoalmente com amigos, foram-me totalmente tiradas. Todavia, através da internet, posso continuar a comunicar e falar com os meus amigos.   Sabendo que há pessoas a morrer, famílias a sofrer, médicos sem dormir, não me considero numa posição na qual eu possa reclamar muito. É verdade que minha vida foi afetada, mas tudo o que tenho de fazer é ficar em casa a estudar, ver séries, filmes, jogar e dormir… Se pensarmos bem, parece a vida perfeita, monótona, mas perfeita.
            Sendo sincero, a quarentena não me afetou tanto como pensei que iria afetar. Sempre fui introvertido e envergonhado, mas não digo que "não me importo com o COVID-19" porque sei que pessoas estão a sofrer muito, e isso seria injusto e rude para com elas.
 Resumindo e concluindo, a minha vida mudou drasticamente. Estou desejoso que esta pandemia acabe, não por mim, mas por todas as pessoas que estão realmente a sofrer.

Leonardo Leitão, 10.ºA
Abril 2020
 

Dia 2 de março, Portugal registou o seu primeiro caso de covid-19, e dez dias depois o nosso Primeiro Ministro encerrou todas as escolas. Desde então encontro-me em isolamento social.
            Estou em casa há cerca de um mês e dez dias, com o meu irmão, e a minha mãe que está a trabalhar em Home Office. A situação não é a mais confortável, mas fazemos o que é preciso para nos protegermos.
A pior parte de tudo isto são as saudades dos amigos, da família mais afastada, e até mesmo dos meus avós que mesmo vivendo do outro lado do pátio só os vemos pela janela para os proteger, visto que o meu pai ainda está a trabalhar fora de casa.
Eu acredito que depois desta pandemia, o mundo nunca mais vai ser o mesmo, as pessoas terão mais receio por exemplo de cumprimentar os outros e também viveremos com a saudade daqueles que nos deixaram devido à doença.
Mas enfim… Com a ajuda dos profissionais de saúde e de toda a gente, espero que tudo melhore o mais rápido possível para poder voltar à possível normalidade, poder estar com os meus e sermos todos totalmente felizes novamente.
Tiago Ascenso, 10.ºA
Abril 2020
 
          Antes do sars-cov2, tinha uma vida com a de qualquer outro adolescente de quase 16 anos, num país desenvolvido. De semana, acordava cedo para ir para a escola.  à tarde voltava para casa, ia para o quarto, fazia as tarefas de casa pedidas pelos professores, e claro aproveitava um pouco do tempo para jogar e descontrair, sem contar com as atividades extracurriculares pois estas nem todos a possuem.
            Recebi a notícia de que a China estava numa grave crise de saúde pública já nos finais de dezembro. Como a informação era muito recente, o alarmismo não foi grande. Cerca de quatro meses se passaram, temos perto de 2,5 milhões de infetados e 170 mil mortos, o mundo todo está fechado (ou devia).
No início, parecia tudo simples, íamos ficar uns dias em casa e pronto tudo acabaria bem, mas ao longo dos dias, é cada vez mais difícil é de suportar esta situação. O afeto é a primeira coisa de que se sente falta, seguido da companhia. Um povo que está tão acostumado ao afeto e às gentes vê-se trancado em casa!
Para mim o mais difícil até agora têm sido a falta de afeto e de socialização, sobre a escola ainda não consigo ter voto na matéria. Estar em casa sem fazer nada não atrapalha em nada o meu psicológico, já estava bastante habituado a isso e consigo arranjar uma ou outra maneira de combater um pouco a solidão.
No final disto, só quero ir ter com quem me é importante, abraçar os que amo ou dar pulos de alegria. Quer viver mais a vida, pois ela é tão curta comparada com o que existe para fazer. Desta doença só podemos tirar uma lição: nós não somos os dominantes, na verdade, somos bastante frágeis e a nossa estadia aqui por mais meia-dúzia de anos só depende de nós. 

Rodrigo Monteiro, 10ºA
20-04-2020
 

Sem comentários:

Enviar um comentário