segunda-feira, 4 de maio de 2020

"A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19" (continuação)


Mais três textos, selecionados aleatoriamente, sobre "A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19"
           Boas leituras!



Covid-19 é o nome que foi atribuído pela Organização Mundial da Saúde à doença provocada pelo novo coronavírus. Este vírus foi identificado, pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade de Wuhan, na China. A partir desse momento, esta nova doença começou a espalhar-se drasticamente por todo o mundo.
Num período inicial deste surto, muitos países não se encontravam preocupados, uma vez que este vírus se localizava na China e, para ser sincera, eu também não. À medida que o tempo passava a covid-19 propagava-se por mais países, tais como Itália e Espanha, até que, a 2 de março, surgiu o primeiro caso deste novo coronavírus em Portugal. Nessa altura, notou-se uma mudança significativa no comportamento dos portugueses.
 se verificou um aumento de casos deste novo vírus, o governo teve que tomar decisões importantes para minimizar os efeitos do mesmo, entre as quais, o encerramento das escolas. Agora, não são só estas estão fechadas como muitos trabalhadores estão em casa, em teletrabalho, em lay-off ou mesmo desempregados. As saídas à rua só podem ser efetuadas quando estritamente necessário, devido ao estado de quarentena imposto pelo governo. Na minha opinião, antes do surto surgir, as pessoas, incluindo eu, tinham uma vida que considerávamos “normal”, isto é, iam à escola ou para o trabalho e, ao final do dia, iam para casa, estavam com a família e depois este ciclo recomeçava novamente. Limitavam-se, apenas, a viver o dia-a-dia.
Agora, considero que a minha vida e a de muitos, após este surto mudou. Valorizamos muitos aspetos que outrora não considerávamos tão importantes, porque eram tão automáticos que não lhe dávamos o verdadeiro valor como, por exemplo, o toque humano, mais precisamente, o abraço, o beijo, mãos dadas, a amizade, o amor, a família e, até mesmo, a própria vida.
Para finalizar, acho que nos devemos adaptar à nova realidade que vivemos, com a certeza de que, quando estas dificuldades forem ultrapassadas, estaremos mais fortes e daremos valor ao que realmente é importante.

Susana Salvaterra, 10.ºA
Abril 2020
 


O vírus COVID 19, mais conhecido como Corona Vírus, é uma doença respiratória bastante complicada, tendo já sido denominada de Pandemia, devido ao facto de se ter espalhado pelo mundo inteiro.
Todo o mundo está informado sobre o perigo deste vírus, sobre as consequências que pode trazer à humanidade. Para acabar com esta pandemia, o mundo terá de se unir, terá de trabalhar para um bem comum, terá de trabalhar para que as nossas vidas voltem à normalidade e, sobretudo, terá de trabalhar para que as mortes acabem. O COVID 19 trouxe-nos, sem dúvida, muitas tristezas e angústias, muito choro e sofrimento, mas também nos trouxe alguns ensinamentos. Cada vez mais, damos mais valor ao essencial para a nossa vida. Cada vez mais, sabemos distinguir aquilo que é realmente importante para nós.
A minha vida mudou. Já não tenho a rotina que tinha há um mês atrás, quando decidiram fechar as escolas, e tudo o que fosse prejudicial para nós. Ao início, vi isto com bons olhos. Ao ficar em casa, teria todo o tempo do mundo para passar a maior parte do dia nas tecnologias. Mas, agora, a opinião mudou, e apesar de ser bastante ligado às tecnologias, a rotina já cansa. Sinto falta da minha vida, falta dos meus amigos, de os poder abraçar e brincar com eles. Sinto falta do futsal, falta de jogar com os meus companheiros, falta de festejar um golo e até mesmo falta dos ralhetes do meu mister. Antes era feliz, mas mesmo assim lamentava-me de passar o dia na escola, lamentava-me de todos os trabalhos e testes que tinha de fazer, lamentava-me, certas vezes, de ter de sair de casa, pois preferia ficar a jogar. Hoje, a minha rotina passa por dormir, jogar videojogos e fazer os trabalhos que os stores vão mandando. Estou mudado. Acho que devido ao Corona Vírus, de certa forma, cresci como pessoa. Estou grato por eu, a minha família e amigos, estarmos bem e ter tudo o que preciso para ultrapassar esta fase menos boa das nossas vidas. 
   Concluindo, esta Pandemia mudou-nos a todos e, hoje, temos uma perspetiva de vida diferente. Mas sei que se todos contribuirmos, tudo se vai ultrapassar e o mundo vai voltar a ter a alegria que tinha.
Paul Fecheta, 10ºA
Abril 2020

A pandemia do novo coronavírus está a mudar completamente a vida de todos, e de um momento para o outro comecei a viver de uma forma que nunca imaginei.
            Estava habituada a ter sempre a minha família e os meus amigos por perto, a andar na rua sem medo, a abraçar as pessoas de quem gosto e muitas outras coisas que não dava valor.
            Este surto veio fazer com que a minha “liberdade” fosse condicionada a “ quatro paredes”, sem muitas das pessoas de quem gosto e sem aquelas pequenas coisas que fazia inconscientemente, mas que agora fazem muita falta e que passei a valorizar.
Este período de isolamento causou mudanças na minha rotina e nos meus hábitos, não posso sair de casa, passear, socializar com pessoas diferentes como costumava, mas espero voltá-lo a fazer no futuro.
No início, pensei que seria bom passar mais tempo em casa, mas com o tempo fui-me apercebendo que o que está a acontecer é realmente um problema muito grave, e que o mundo nunca mais será o mesmo.
Assim, este vírus veio afetar o meu dia-a-dia, mas fez mudar a minha maneira de pensar e de observar o mundo e os outros.
Margarida Sousa, 10.ºA
Abril 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário