quinta-feira, 1 de julho de 2021

Ciclo de conferências no âmbito da Biologia

De acordo com a unidade 1 do programa de Biologia de 12.º ano, "Reprodução humana e manipulação da fertilidade", os alunos aprenderam que, atualmente, os casais podem decidir não ter um filho, existindo, para isso, diversos métodos que impedem a conceção, mas outros, pelo contrário, não podem procriar devido a problemas de fertilidade, tendo de recorrer à aplicação de biotecnologias adequadas.

Neste contexto, desenvolveram trabalhos de grupo subordinados aos temas "Contraceção e métodos contracetivos" e "Técnicas de reprodução medicamente assistida", sob a coordenação do professor Sérgio Fernandes, com o propósito de serem apresentados às turmas do 9ºano.

Em virtude da situação pandémica que impossibilitou a apresentação dos trabalhos, os grupos foram desafiados a redefinir os objetivos. Assim, em parceria com a disciplina de Aplicações Informáticas (API), na pessoa da professora Cláudia Casaleiro, nasceram os trabalhos digitais dedicados às temáticas supramencionadas.

Estes trabalhos, hoje parte integrante do espólio da biblioteca, encontram-se à distância de um clique. Cientificamente informativos e descontraídos podem ser consultados por alunos ou requisitados por professores para uma abordagem na área da Saúde e Planeamento Familiar.

Uma palavra de apreço para a aluna Sofia Saretto que mesmo a partir de Itália fez questão de participar ativamente no trabalho e ainda para o aluno Bernardo Costinha que tendo anulado a matrícula a Biologia não deixou de prestar o seu apoio à elaboração do projeto do seu “antigo” grupo de trabalho.

A Biblioteca Escolar colaborou nesta iniciativa, disponibilizando todo o material necessário à sua concretização (informático, documental e consumíveis). Ficou igualmente responsável pela sua divulgação nos meios próprios.

Prof. Sérgio Fernandes





 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário