terça-feira, 6 de julho de 2021

Biblioteca entrega prémios aos alunos do Agrupamento que participaram no Concurso de Escrita Criativa subordinado ao tema “Eu Escrevo um Conto em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo”

 

Francisco Rodrigues Lobo, o grande poeta leiriense que viveu há quatro séculos, continua presente na nossa memória.

Este ano assinalam-se 400 anos da sua morte, o município de Leiria promoveu a comemoração deste aniversário, desafiando as escolas do concelho a associarem-se e a Biblioteca Escolar do Agrupamento Henrique Sommer não podia deixar de responder ao desafio.

Foi assim que, conforme já foi divulgado, os alunos das duas turmas do 12º ano participaram no Concurso de Escrita Criativa subordinado ao tema “Eu Escrevo um Conto em homenagem a Francisco Rodrigues Lobo”.

A Biblioteca Escolar apreciou todos os trabalhos produzidos e selecionou os contos dos alunos Camila Matias, Guilherme Santos, João Sousa, Margarida Amado e Sofia Saretto, do 12ºA, e Mariana Leal, Rafael Bento e Rita Ruivaco, do 12ºB, para serem enviados para a Biblioteca Municipal para avaliação de um júri final.

A esperança de um prémio para os alunos do nosso Agrupamento foi recompensada com o 1º prémio, na vertente do ensino secundário, para a aluna Rita Ruivaco e uma Menção Honrosa para a aluna Margarida Amado, entregues numa cerimónia organizada para o efeito na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

Contudo, a Biblioteca Escolar do AEHS também quis premiar o trabalho de todos os alunos participantes e, especialmente, o dos que passaram à fase seguinte no processo de pré-seleção, tarefa que então se revelou difícil dada a criatividade e originalidade da maioria deles.

Foi assim que, no dia 16 de junho, a Coordenadora da BE/CRE organizou uma pequena cerimónia na Biblioteca, que contou com a presença de todos os alunos do 12ºA e do 12ºB acompanhados pelos respetivos professores, para lhes ser entregue, tal como estava inicialmente previsto, um presente simbólico como forma de prestigiar o mérito dos alunos e incentivar novas e continuadas participações em eventos semelhantes.

Esta iniciativa decorreu num ambiente de diálogo amigável e todos os presentes ficaram a saber que os contos a concurso serão compilados em livro, que o conto contemplado com o 1º prémio foi ilustrado por alunos do 1º ciclo selecionados entre todas as escolas do concelho a concurso e que uma turma do Centro Escolar do Agrupamento também já ilustrou, com muito mérito, o conto vencedor.

Antes de terminar, ou não estivéssemos no ambiente ideal – a Biblioteca - todos tiveram oportunidade de ouvir (e aplaudir) a leitura em voz alta dos dois contos premidos pelo júri leiriense.

Parabéns às vencedoras e a todos os participantes pelo empenho e … desempenho!

 

“Escrever é lembrar-se. Mas ler é também lembrar-se.”(François Mauriac)

 

Prof.ª Ana Paula Graça


















 

Sem comentários:

Enviar um comentário