terça-feira, 25 de junho de 2019

SONHAR ATRAVÉS DA LEITURA - APOIO À LEITURA


…e eis que chegámos ao final de mais um ano letivo.
Muitos livros requisitados, outros tantos lidos e muitas, muitas visitas à Biblioteca Escolar realizadas pelos alunos das oito turmas dos quatro anos de escolaridade do Centro Escolar. Fomos anfitriões dos meninos do Jardim de Infância das duas turmas do Centro Escolar, acompanhados pelas suas respetivas Educadoras – Célia Prior e Anabela Machado.
Todos os meses destacou-se um escritor de referência e colocava-se sempre uma amostra do espólio documental do mesmo, em evidência, no átrio da Biblioteca para uma mais fácil visualização. Teve-se o cuidado de ter alguns autores estrangeiros bastante conhecidos pelos nossos pequenos leitores, como Hans Christian Anderson ou Perrault. Tivemos “convidados” portugueses, nomeadamente, António Mota, Alice Vieira, José Fanha, Luísa Ducla Soares, entre outros.
E como sempre se ouviu dizer que “quem conta um conto acrescenta um ponto”, na Biblioteca não só se “acrescentaram pontos” como igualmente muitos “nós” às imensas histórias que foram lidas e escutadas todas as semanas. Histórias estas que levaram meninos e meninas a “voar” sobre desertos, a “escalar” montanhas…e até por vezes ouviam os animais a “falar”! Uma espécie de mundo próprio encantado onde se pretendeu que o pequeno leitor se deliciasse com o mesmo. Algumas conseguiram colocar os meninos a rir a “bandeiras despregadas”. Havia outras… em que consegui ver pelo “cantinho” do meu olho, uma lágrima, sorrateira, a dançar nos olhitos. Escrita criativa, leitura sensorial, enriquecimento vocabular e imaginação sensível são conceitos transversais que foram sustentando esta atividade que pretende sobretudo desenvolver a inteligência criativa dos alunos e fomentar o gosto pela leitura.
Na certeza de que para o próximo ano letivo teremos novamente estes pequenos/grandes leitores… Tudo se repete e se transforma… Mas nada volta a ser igual!
Um muito obrigada a todos em geral e em nenhum em particular porque todos, meninos e professoras, foram importantes nesta caminhada que se fez…de mãos dadas.   

Prof.ª Anabela Gaspar




Sem comentários:

Enviar um comentário