quarta-feira, 20 de março de 2019

“Um palco de leituras… do objeto ao teatro”, na Semana da Leitura


Os alunos do projeto da Biblioteca - leitur@s.tic.net –, tendo como ponto de partida alguns objetos e a presença fundamental do(s) livro(s), elaboraram três pequenas peças de teatro, subordinadas ao tema “Um palco de leituras… do objeto ao teatro”.
A tarefa revelou-se árdua, não propriamente na seleção dos objetos / livros, nem na elaboração dos textos, mas na sua execução, embora “as falas” a decorar fossem “curtas” e simples.
Os ensaios foram vários… e ora alguns se esqueciam das respetivas falas, ora ficavam “estáticos”, sem saber o que dizer… Fartei-me de lhes dizer “Improvisem! Conhecem o texto, improvisem… Se virem que alguém está atrapalhado, digam a fala dele…”. Cheguei mesmo a filmá-los e, em conjunto, aferimos as atuações, tirámos as ilações necessárias para que conseguissem ser mais assertivos. Enfim, até acabou por ser divertido!
Finalmente, a Semana da Leitura chegou… Estava na altura do espetáculo… Pensei … “Seja tudo pelo amor de Deus! Eles vão conseguir!”.
Um dos grupos fez a primeira apresentação para a turma do 1.º A, no dia 12 de março, e correu muito melhor do que se esperava, o que nos deixou a todos muito animados.













No dia 14 de março, pelas 11h00, os três grupos representaram, a cinco turmas  do primeiro ciclo do Centro Escolar, as suas peças… Estavam nervosos e um deles teve mesmo de ser substituído, tal era a ansiedade e, no final… mais uma vez, tudo correu melhor do que se esperava! “Muito melhor que nos ensaios” – afirmaram unanimemente e tinham razão! Suspirei de alívio! Eles conseguiram! Bravo! Talvez pudessem ter feito melhor, mas deram, indubitavelmente, o seu melhor e isso sim é o mais importante e coaduna-se com o lema do nosso Projeto Educativo “Aprender a ser e ser com saber… Caminhando em comunidade.”
Prof.ª Helena Silva
























Sem comentários:

Enviar um comentário