sábado, 16 de março de 2019

Tarde de animação na Academia Social e Cultural de Maceira “Poesia trovadoresca… Regresso ao Passado…" -


SEMANA da LEITURA: Hoje Leitor, amanhã LEITOR



Tarde de animação na Academia Social e Cultural de Maceira
“Poesia trovadoresca… Regresso ao Passado…" - 14 de março

Há muitos, muitos séculos, pelos inícios da nossa nacionalidade, em tempos medievais, quando os telemóveis ainda nem sonhavam que chegaria o dia da sua existência, os seres humanos já comunicavam com as mais diversas finalidades. E, à falta de melhores recursos, a voz era um veículo de comunicação privilegiado, quer nas atividades do quotidiano, quer nos momentos de lazer. Desde sempre, a diversão foi uma necessidade procurada pelo ser humano e deu origem a muitas formas de arte. Embora a vida fosse dura nos distantes e negros anos da Idade Média, a expressão artística conquistou o seu espaço. Como a literatura é uma forma de arte que se manifesta pela palavra oral ou escrita, ela brotou naturalmente, dando os primeiros passos sob a forma de poesia.
Desta forma, as primeiras manifestações da literatura portuguesa são em verso, datam do século XII e surgiram com a chamada Poesia Trovadoresca (poesia feita por trovadores) que os nossos alunos aprendem a conhecer nas aulas de Português.
Foi nesse contexto que surgiu o projeto desenvolvido pelo 10º A na área de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a disciplina de Português e o plano de atividades da Biblioteca. A poesia trovadoresca e o ambiente da Idade Média inspiraram um regresso ao passado através de uma dança medieval interpretada pelos alunos.
Assim, surgiu o desafio de (re)criar uma animação de inspiração trovadoresca para partilhar com os mais idosos da nossa comunidade. Os alunos abraçaram a ideia e empenharam-se no ensaio de uma coreografia medieval, sob a orientação do professor Sidnei, para apresentarem junto do público sénior da Academia Social e Cultural de Maceira.
A Semana da Leitura apresentou-se como o momento ideal para conduzir os utentes da Academia num “regresso ao passado” e a turma do 10ºA empenhou-se em preparar uma tarde de animação para os idosos, impregnada do espírito de “antigamente”.
Deste modo, no dia 14 de março, os alunos, acompanhados pelas professoras Ana Paula Graça e Helena Silva e pelo professor Sidnei Carvalho, foram amavelmente recebidos na Academia e partilharam alguns “miminhos” de caráter lúdico com os presentes.
O programa foi variado. A declamação do poema de D. Dinis, “Ai flores, ai flores do verde pino”, acompanhado à viola pelo Guilherme Santos, iniciou a sessão. Da poesia declamada à apresentação de uma adaptação do poema “Nau Catrineta”, feita pelos alunos, passando por canções populares como “As pombinhas da Catrina” ou o “Malhão, malhão”, cantadas em coro por todos os alunos e, depois, repetidas pelos idosos, pela simulação de uma luta com espadas, ou por um excelente momento de magia protagonizado pelo André Melão, as atividades sucederam-se num ambiente de alegria, animação e partilha, para terminarem com uma maravilhosa dança à boa maneira medieval.
A tarde terminou com um lanche amavelmente oferecido pela Academia e partilhado entre todos os presentes, destacando-se a interação que espontaneamente os alunos estabeleceram com os utentes daquela instituição, conversando animadamente com eles e ouvindo atentamente as inúmeras histórias que aqueles tinham para contar. A ser possível, ainda lá continuariam…
Por tudo isso, é de destacar o empenho, a dedicação, o entusiasmo e o carinho com que os alunos desenvolveram esta atividade, fazendo surgir sorrisos no rosto dos idosos e levando-os a viver uma tarde diferente. Foi, sem dúvida, uma oportunidade de dar visibilidade ao lema do Projeto Educativo do nosso Agrupamento e onde o 10º a revelou “SABER SER e SER com SABER – Caminhando em Comunidade…”.

Um muito obrigada aos meus alunos!

Parabéns 10º A: André Melão, António Almeida, António Sena, Beatriz Duque, Bernardo Costa, Camila Matias, Carolina Simão, Carolina Faria, Cristiano Silva, Guilherme Santos, Guilherme Grosso, Hugo Furlan, Inês Cristóvão, Joana Correia, João Sousa, Laura Carreira, Leonardo Alves, Margarida Amado, Margarida Febra, Maria Francisco, Tiago Silva, Tiago Couto.

Profª Ana Paula Graça


“O homem que não conhece a própria cultura vive perdido no tempo e no espaço.” (António dos Anjos)















































Sem comentários:

Enviar um comentário