quinta-feira, 14 de maio de 2015

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor...Professora Maria de Jesus Teixeira

O prazer de ler
Ler faz parte da minha vida desde que aprendi a juntar as letras e a formar palavras. Um hábito, uma necessidade, um divertimento? Não sei. O que posso garantir é que um livro é o amigo de todas horas e estados de espírito, é evasão… imaginação e, sobretudo, é liberdade. Nas páginas de um livro consigo acalmar-me, viajar, divertir-me, sonhar e voar nas asas da imaginação. De facto, todos os livros que li deixaram-me uma mensagem, um ensinamento, algo que me permite ser o que sou. Não consigo escolher um tipo de livro, gosto de ler! Os romances históricos, uma paixão… caminho pela época histórica retratada e, claro lá vou procurando distinguir os factos históricos da imaginação do autor, visualizo todos os cenários, sinto os cheiros e as emoções das personagens… A filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos foi lido em dois dias!!!  Romances, Aventura, Ficção, são mundos que explorei pela leitura de diferentes autores, nacionais e internacionais. Atualmente, o meu livro de cabeceira é um best seller internacional de Geoffrey Blainey, um historiador que me conduz a uma incrível viagem à volta do mundo ao longo do século XX. Na narrativa do autor encontro a motivação, a energia, o gosto pelo saber que procuro transmitir aos meus alunos e muita diversão. Os livros são janelas abertas para o mundo: o bem e o mal, o êxtase, o remorso e a mágoa, as pessoas, os lugares, o tempo… se um livro consegue trazer ao meu interior os mais diferentes sentimentos, então, é um prazer ler um livro!
Prof.ª Maria de Jesus


Sem comentários:

Enviar um comentário