domingo, 17 de maio de 2015

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor...Professora Natália Pereira

Monólogo de um livro

     Olá! Sou o teu amigo livro!….
     Se me deixares acompanho-te durante toda a tua vida!…
     Enquanto fores bebé, sou pequeno e feito de esponja para não te magoares. Podes dobrar-me, morder-me e até levar para o banho. Espero ser um dos teus brinquedos favoritos!
      Com os primeiros passos, as primeiras descobertas: o “poco”, a “gainha” e o “mé-mé”. Tenho muitos desenhos, grandes e coloridos, várias texturas e janelinhas para abrir. Ignoras as palavras que ainda não te dizem nada. Às vezes um adulto conta-te uma história, a qual escutas com muita atenção.
      Vais crescer e até já tens uma mochila para a escola. Começas a juntar as letras e descobres a magia das palavras. Aprendes a ler e associas as frases aos desenhos: “O pato faz quá-quá”. Procuras-me nas prateleiras, cada vez mais volumoso, com letras cada vez mais pequeninas.
      Chega o tempo de aventuras. Gostas de me desfolhar e encontrar ação, vilões, mistérios por resolver, fadas, princesas e diários de meninos e meninas como tu. Muitas vezes faço parte de uma coleção e aguardas ansiosamente pelo próximo número. Se me utilizares regularmente, até participas em concursos de leitura e escrita.
      Está na altura de aprenderes outras línguas: inglês, espanhol ou francês. Descobres a dimensão global da leitura; nem todos lêem como tu. Por vezes até pensas: “Era mais fácil se falássemos todos a mesma língua”. Vais encontrar-me em livros de aventuras, diários, romances, histórias verídicas, enciclopédias e até dicionários. Pesquisas sobre aqueles que me dão vida.
      Enquanto adulto, tentas fugir ao stress e escolhes-me para relaxar. Os enredos são complexos e misteriosos. Saboreias cada palavra, aguardando ansiosamente pelo desenrolar da história e respetivo final. Oxalá te possa transmitir sabedoria, mas também o simples prazer da leitura.
      Espero que o livro que te acompanhe também passe por um novo ciclo. Ao novo “ser” que tens no colo, oferece um livro de “esponja”, com muito amor e carinho. Conta-lhe uma história e aguarda que a “sementinha” cresça. Um dia quando fores velhinho talvez possas dizer: “Netinho, lê-me uma história que os meus olhos já não aguentam!” “Isso é fácil avô! Era uma vez…”




                                                                                                                                  Professora Natália Pereira

Família de pernas para o ar

Li e reli,
Nem queria acreditar!
O bisavô a jogar à bola,
E o bisneto a descansar!

Li e reli,
Tive de voltar a ler!
A bisavó a usar fralda,
E a bisneta a usar colher!

Li e reli,
Esta história está toda mal!
O avô a ver desenhos animados,
E o neto a ver o telejornal!

Li e reli,
Tive inveja, pois então,
A avó a fazer os TPC,
E a neta a amassar o pão!

Li e reli,
Quase rebentava a rir!
O pai a brincar com o triciclo,
E o filho a conduzir!

Li e reli,
Querem vocês adivinhar!
A mãe a comer um rebuçado,
E a filha a cozinhar!

Li e reli,
Tão estranho, podes crer!
A família inteira a “raspar” ossos,
E o cão a comer carne com prazer!


Professora Natália Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário