sábado, 24 de janeiro de 2026

"Histórias que abraçam" no Dia de Reis

 No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, as simpáticas animadoras Cátia Guarda e Cristina Francisco da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira estiveram na Biblioteca AEHS para apresentar a peça de teatro “Cartas ao Pai Natal”, dirigida aos alunos do Ensino Especial, no âmbito do Projeto “Histórias que abraçam”.

A atividade, promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com a Biblioteca Municipal de Leiria, traduziu-se numa representação dinâmica e divertida, que encantou alunos, docentes e assistentes operacionais, veiculando mensagens fundamentais como a união e a solidariedade.

A Biblioteca Escolar agradece às animadoras pela sensibilidade e dedicação, destacando a importância de iniciativas desta natureza, que promovem a inclusão e fortalecem os laços da comunidade educativa.

Prof.ª Helena Silva

"As Histórias que Abraçam" iniciaram o novo ano visitando os já habituais e grandes amigos do agrupamento Henrique Sommer e, encerraram assim em dia de Reis a sua proposta para assinalar a época natalícia. E como as histórias se contam de várias maneiras, desta vez a escolhida foi a dramatização.

Dois duendes dedicados à causa da magia e da bondade do seu querido amigo Pai Natal resolvem ler algumas cartas que lhe foram destinadas. Acabam por descobrir que o Pai Natal tem um saco com cartas, cujos pedidos o bom senhor pondera não atender.

Mas o Pai Natal não leva a magia a todos? Pelos vistos não, pois ele sabe que há alguns interesseiros em receber presentes que passam o ano inteiro a provocar maldade aos outros. Mentem nas cartas, mas a verdade é que as suas ações não deixam margem para dúvidas e não há nada que a magia do Natal não revele.

O que vocês não sabem é que para espanto do Orelhinhas e Narizinho, o saco cheio de cartas em " risco de não receber presente " eram todas de crescidos. Só adultos, nem uma dos mais novos!

Os nossos duendes descobriram que se alguns adultos se esquecem de manter no coração a inocência e a imaginação das crianças e, que se a cultivassem não se esqueciam de cuidar e proteger o próximo. Que sem mentiras, sem maldades e ambição desmedida por dinheiro e poder o mundo poderia mesmo viver em Paz. Que se esses adultos se lembrassem que os melhores presentes da vida é estarmos presentes na vida de alguém, o mundo seria mesmo um conto mágico em que viveríamos felizes para sempre .

Começa por ti, ama-te de sobra para que possas repartir por aqueles que te aquecem o coração!

Que venha de lá um capítulo muito feliz na história de todos!

Cátia Guarda, Assistente Técnica - MUNICÍPIO DE LEIRIA | Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira
















Sem comentários:

Enviar um comentário