domingo, 17 de março de 2024

Fernando Pessoa, quotidiano e tributável, pela Prof.ª Maria João Serrado

            Todos temos um prato preferido, um filme preferido, um lugar preferido, um poeta preferido. Eu não sou exceção. Vou poupar-vos a pormenores e vou direta ao poeta preferido – Fernando Pessoa – e ao lugar preferido onde gosto de o evocar – a Escola Secundária Henrique Sommer. É já uma tradição. Todos os anos, a convite da professora bibliotecária Helena Silva e das professoras do 12.º ano de Português, este ano a professora Ana Paula Andrade, lá regresso onde em tempos fui feliz. Entro na escola com a familiaridade de quem ainda ontem lá esteve, de mãos dadas com o Poeta.

Os alunos já nos esperam na sala de aula. Eu “regresso a mim”, como diria Campos, sou professora e desoculto o Fernando “quotidiano e tributável”, que amou, brincou com os sobrinhos e riu como uma criança, que o incontornável Poeta também foi, e o Nininho, o Íbis e o Fernandinho enchem a sala.

Este ano decidi mudar a metodologia de trabalho e propus uma atividade que vai ao encontro do que Paulo Freire defende:Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Os alunos aderiram e ainda fizeram sugestões de melhoria da atividade. Obrigada!

Mas esta visita foi particularmente feliz por outro motivo: reencontrei, nos agora jovens adolescentes que frequentam o 12.º ano, um grupo de antigos alunos de quem fui diretora de turma no 5.º ano. Os meus meninos cresceram tanto e os seus olhos continuam a brilhar, como antes, a transbordar de sonhos e do futuro feliz que os espera. Desejo-vos tudo de bom! Que sejam grandes e inteiros! Sejam felizes!

Prof.ª Maria João Serrado

 

Para ser grande, sê inteiro: nada

          Teu exagera ou exclui.

 

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

          No mínimo que fazes.

 

Assim em cada lago a lua toda

          Brilha, porque alta vive

 

Ricardo Reis, in "Odes"

Heterónimo de Fernando Pessoa

























 

Sem comentários:

Enviar um comentário