terça-feira, 26 de março de 2024

“Assalto" de leitura… para libertar os “Bichos” de Miguel Torga

          No dia 20 de março, os alunos do 7.º D foram surpreendidos , quando foram “assaltados”, na aula de História,  pela professora bibliotecária, que lhes perguntou se queriam libertar os “Bichos”?

- “Os Bichos”? Que “Bichos”? – perguntaram incrédulos, tentando perceber o que a professora trazia na mão.

Foram prontamente esclarecidos! Afinal, os “Bichos” não eram animais, mas a obra do conceituado escritor Miguel Torga, que foi censurada pelo Estado Novo e que não podia ser mencionada nos jornais nem sequer existir em bibliotecas populares.

De facto, durante o Estado Novo, muitos foram os livros proibidos, entre eles, alguns de Miguel Torga. “Desde 1939 que Miguel Torga era vigiado como «oposicionista» pela PVDE/PIDE, que acerca dele reuniu 455 páginas de informações, em vários processos. Algumas das suas obras foram proibidas, como O Quarto Dia, que lhe valeu dois meses de prisão, mas a maior parte delas foram «nem Autorizadas, nem Proibidas, por razões óbvias». Foi o caso de Bichos, que não podia ser mencionado nos jornais nem existir em bibliotecas de agremiações populares. Quais fossem essas «razões óbvias» da Censura, elas hoje nada têm de óbvio para nós”. - https://www.uc.pt/bguc/atividades/livros-proibidos-durante-o-estado-novo/

Assim, um grupo de alunos da turma prontificou-se a libertar os Bichos, lendo a várias vozes o conto “Vicente”.

No final, a professora Graça Sapinho realçou o papel de Miguel Torga enquanto escritor e defensor de valores de cidadania.

Muito obrigada, alunos do 7.º D e prof.ª Graça Sapinho

Prof.ª Helena Silva







 

Sem comentários:

Enviar um comentário