domingo, 24 de março de 2024

A escritora Celina Lopes "viajou" pelos JI e pelas escolas do 1.ºCEB do AEHS

          A simpática escritora Celina Lopes “viajou” pelas escolas do primeiro ciclo e pelos jardins-de-infância do Agrupamento, divulgando os seus livros e encantando todos, crianças e adultos, com as suas ternurentas e divertidas histórias, baseadas na vida real. Os seus filhotes são a sua principal inspiração.

Em cada sessão, a escritora, após uma breve apresentação de cada uma das suas obras, contou a história do livro escolhido por maioria (sim, até houve votação em algumas escola!), enquanto mostrava as ilustrações, interagindo, sempre que possível, com os ouvintes, tendo terminado cada uma com a tradicional sessão de autógrafos.

Muito obrigada!

Prof.ª Helena Silva

    A nosso pedido, a doce escritora Celina, enviou-nos um texto em que aborda o tema dos “livros e das histórias”. Vale a pena lê-lo!

“Livros e histórias

Adoro contar histórias e foi com um gosto enorme que partilhei as minhas histórias com as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo das escolas do agrupamento.

Sou a Celina, vivo em Leiria e sou mãe do Francisco, do Afonso e do Miguel.

Tenho 40 anos, sou enfermeira de profissão, mas apaixonada por livros e histórias.

Entrei no mundo da escrita pelos romances: "Vieste ver-me antes da morte" e "Tudo pela minha mãe".

Depois do nascimento dos meus filhos, aventurei-me na literatura infantil: "Mãe, fui devolver o mano", "Mãe, quero um animal de estimação", "Mãe, eu não quero crescer" e "Maria (imperfeita)". 

"Mãe, fui devolver o mano" aborda os ciúmes entre irmãos e as emoções ao receber um mano bebé em casa.

"Mãe, quero um animal de estimação" fala sobre animais: de estimação, domésticos e selvagens, grandes e pequenos.

"Mãe, eu não quero crescer" fala sobre o medo de ir para a escola e o medo do desconhecido e da mudança. 

"Maria (imperfeita)" é sobre imperfeições, o medo da doença e da rejeição e superação desses medos e realização de sonhos. 

Comecei a escrever histórias infantis depois de ser mãe, na tentativa de resolver alguns dos problemas com histórias, elas são inspiradas nos dramas de crescimentos dos meus filhotes. 

Desejo que os meus livros despertem a curiosidade nas crianças, que elas se identifiquem com os temas e se sintam compreendidas. E que as histórias as levem em grandes aventuras.

Os livros e as histórias são mágicos, levam-nos em grandes viagens mesmo sem sairmos do lugar, abrem-nos os horizontes, despertam-nos os sentidos, a imaginação e a criatividade, aumentam o nosso vocabulário e ensinam-nos palavras novas.

Nos livros podemos ser tudo o que quisermos.

Boas leituras!”

Escritora Celina Lopes

26 de fevereiro 

9h15 I JI de A-do-Barbas

11h00 I JI de Maceirinha












13h45 I JI de Cavalinhos


 






1 de março

9h30  e 11h00 (duas sessões) 1.º CEB de Cavalinhos





















13h45 I 1.ºCEB de Porto do Carro



8 de março

9h30 I 1.º CEB de Costas




 11h00 I JI de Costas


 13h45 I JI de Pocariça


15 de março

9h30  e 11h00 (duas sessões) I 1.º CEB de A-dos-Pretos


 























13h45 I JI de Porto do Carro



Sem comentários:

Enviar um comentário