“Ler para a
paz e para a harmonia globais” é o tema do Mês Internacional das Bibliotecas
Escolares e foi precisamente este tema o ponto de partida para a sessão da
professora bibliotecária com a turma do 11.ºB, que teve lugar na aula de
Português, no dia 4 de outubro.
Começou-se por se refletir sobre o conceito de “paz” … Afinal, o que é a paz ou ter paz? Será Paz
somente a ausência de Guerra? Os alunos registaram e partilharam as suas
opiniões, das quais se destacam as seguintes:
“Paz é como
orvalho sobre as pétalas de uma rosa branca numa manhã de primavera” – Ema
“Para mim felicidade significa a ausência de conflitos, o respeito para com o outro (…) A paz é também a tranquilidade, a clama e a leveza co que encaramos a vida. Sermos boas pessoas transmite-nos paz a nós e os outros.” – Beatriz
“Para mim, paz não é haver conflitos, é haver amor entre as pessoas (…) se nos respeitarmos uns aos outros, não há motivo algum para que não haja paz.” – Bianca
“Para mim, a
paz é um conceito subjetivo. Há a paz interior: calma, serenidade; amor
próprio, estarmos bem connosco mesmos, estarmos resolvidos com os nossos
problemas; sabermos respeitar as nossas emoções, permitindo-nos senti-las. Há a
paz social: troca respeitosa de ideias e opiniões, sabermos respeitar o outro.”
– Margarida
“A paz é o caminho para a felicidade e tranquilidade.” – Rodrigo
Posto isto,
questionou-se o significado de “ler para a paz”, respostas que foram ao
encontro da definição do conceito de paz.
Finalmente, seguiram-se momentos leitura… Uma receita do livro A Pequena Farmácia Literária, de Elena Molini e os poemas “Ode à paz”, de Natália Correia; “A paz sem vencedor e sem vencidos”, de Sophia Andresen; “Peço a paz”, de Casimiro de Brito e “Todas as crianças da terra”, de Sidónio Muralha.
Foi uma sessão
muito agradável.
Muito obrigada
aos alunos do 11.º B!
Prof.ª Helena
Silva
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