“Onde as palavras falham, a música fala.” Hans Christian Andersen
A música constitui um estímulo à expansão de conhecimentos. É uma linguagem universal. Quando a música começa, todas as pessoas, independentemente da sua nacionalidade, a sentem. Foi o que aconteceu no passado dia 4 de outubro no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, no polivalente da escola, aos que aceitaram o convite e assistiram ao ensaio do Grupo Coral Anima Choralis da Maceira. Um bem-haja muito grande a todos os presentes, em especial aos coralistas e maestrina.
Estas vivências musicais, são o ponto de partida para a sociabilização, o respeito e preservação do património cultural e promovem a educação estética de todos aqueles que a usufruem.
A música pode nos fazer sentir sensações fortes e funciona como gatilho para emoções diversas. Pode, inclusive, melhorar a nossa saúde e bem-estar. A grande meta será chegar a um número cada vez maior de pessoas.
Cada vez mais, é pedido aos futuros profissionais que apresentem competências (Skills)que não se esgotem na formação académica, e que contribuam para o desenvolvimento cognitivo e emocional enquanto seres humanos.
A música tem um papel fundamental na educação, no entanto, ainda não foi compreendida por todos os que desempenham um papel ativo na hierarquia da educação e na formação dos alunos e que estão agarrados ao passado.
O ensino, que não seja arcaico, tem pela frente o desafio de investir em programas educativos criativos que venham a proporcionar um crescimento e desenvolvimento que seja impactante para os alunos.
Prof.ª Graça Barata
Sem comentários:
Enviar um comentário