quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Leituras questionadas I Ler para a paz e harmonia globais com os alunos do projeto Ler +

 



          Alunos do projeto Ler +, inserido em Todos juntos podemos ler I Leitur@s Dinâmic@s inclusivas, comemoraram o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com a atividade Leituras questionadas I Ler para a paz e harmonia globais.

Assim, na primeira sessão, dia 12 de outubro, ouviram e refletiram sobre o conto “A imagem da paz”, da obra “O Segredo do anel e outros contos do bem-viver”, de Lauro Henriques Jr.  E Ionit Zilberman.

Em seguida, elaboraram o campo lexical da paz e da guerra.

Por fim, procederam ao visionamento e apreciação crítica de posters sobre a paz, em https://www.lionsclubs.org/pt/peace-poster-winners

Na segunda sessão, dia 19 de outubro, os alunos começaram por recordar o que tinham feito na primeira sessão, tendo realizado uma ficha de trabalho de síntese.

Em seguida, ouviram a leitura do livro Nadav, de Adélia Carvalho e Cátia Vidinhas.

Esta é a história de um menino que se chama Nadav. Ele vive no meio de dois países que andam sempre zangados. Cada um deles diz que o outro lhe tirou um bocado do quintal, e nesse quintal existe um riquíssimo tesouro que lhes pertence. E simplesmente por isso começaram uma guerra. Nadav não quer ser soldado, e juntamente com outras crianças põe um plano em ação para terminar com aquela guerra. https://www.fnac.pt/Nadav-Adelia-Carvalho/a662215

Passou-se, então, ao reconto da história e à atividade Leitura questionada:  É importante viver em paz? /O que provoca a guerra? / Podemos viver em paz no meio da guerra? /Será lícito fazer a guerra para alcançar a paz? Como é que ler diferentes tipos de livro pode contribuir para a paz?

Nesta sessão, houve ainda tempo para uma leitura autónoma de livros e uma breve apresentação.

Prof.ª Helena Silva










 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário