quarta-feira, 13 de abril de 2022

Semana UBUNTU da Empatia no AEHS

 PROJETO ESCOLAS UBUNTU - ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU

Semana UBUNTU da Empatia no AEHS

Aconteceu, durante 5 dias, em todo o país, a Semana Ubuntu da Empatia. Sim, EMPATIA! Uma semana a pensar e a sentir a partir do ponto de vista do outro. Um desafio promovido pelo Instituto Padre António Vieira – maisprecisamente, através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu, e em  parceria com a revista Fórum Estudante. A iniciativa decorreu em linha com o movimento internacional Empathy Week e teve lugar entre 21 a 25 de fevereiro.

Para quem ainda não conhece, a Empathy Week é organizada em mais de 40 países, assumindo-se como uma iniciativa que tem como objetivo “desenvolver a competência fundamental da empatia” e dinamizar ações que dão corpo à máxima Para realmente mudar algo no mundo, primeiro, necessitas de compreender as pessoas que o habitam”.

A equipa UBUNTU AEHS mobilizou-se para um programa de atividades e dinâmicas que promoveram a empatia. A partir de um Calendário da Empatia fomos desafiados a aprofundar o nosso conhecimento sobre as vidas das pessoas mais próximas, a refletir sobre nós mesmos, encontrando aquilo que temos em comum e aquilo que nos distingue. Todos os dias dessa semana, no portão da escola, os pais e Encarregados de Educação tiveram acesso às dinâmicas que foram propostas diariamente. Um repto a sentir-se empenhado(a) a desenvolver a sua empatia e a incentivar os seus filhos e educandos a participarem também.

Dentro da escola sede, à entrada do Polivalente, alunos, pessoal docente e não docente foram também desafiados, a partir de vários registos, em papel e digital (placard, plataforma Teams, blogue da BE, vídeos projetados diariamente pela equipa da rádio, vídeos partilhados e disponíveis no canal Youtube Ubuntu AEHS, salas de aula, etc.) para, assim, chegarmos a toda a comunidade escolar das mais variadas formas.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana, que significa “Eu sou porque tu és”, valorizando a relação, a interdependência e a responsabilidade perante o outro. Durante a Semana da Empatia, ao promovermos a dimensão humanista da escola, através das dinâmicas propostas à comunidade escolar no(s) calendário(s), apelámos ao sentido da entreajuda, à relação com os outros e à comunicação positiva. Um sentido agradecimento a todos os que levaram estas reflexões para o recreio, para a sala de aula, para as conversas entre pares, para casa, para os seus vizinhos, amigos e familiares. Esperamos, na certeza de que a escola humanista que queremos não se esgota numa semana, que tenham vivido, em pleno, o exercício da empatia. Foi, decerto, uma semana inspiradora, que nos guiou para um percurso servidor que, cada vez mais, urge catalisar, e para um caminho de pessoas capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação, construir pontes, multiplicando sempre o respeito e a dignidade humana.

Prof.ª Filomena Cristo




 

















Participação via Teams










Sem comentários:

Enviar um comentário