quinta-feira, 28 de abril de 2022

Os “POEMAS, CULTURAS E…DESVENTURAS” dos Cursos PLA - Leiria Poetry Festival (IV Edição) - Poesia nas Freguesias

 O AEHS na RONDA

 Leiria Poetry Festival (IV Edição) - Poesia nas Freguesias

Os “POEMAS, CULTURAS E…DESVENTURAS” dos Cursos PLA

 

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer e a Junta de Freguesia da Maceira aceitaram o convite da Câmara Municipal de Leiria para celebrar, em conjunto, a Poesia e a Liberdade na nova edição do RONDA – Leiria Poetry Festival, que decorreu de 22 a 25 de Abril.

Os cursos PLA abraçaram, com muito agrado, este desafio, partilhando a Liberdade como elo de ligação entre povos, fazendo suas as palavras de tantos poetas que nos enchem a alma, poetas portugueses e dos países que estarão para sempre no coração de cada um dos alunos de Português Língua de Acolhimento (PLA)!

Os cursos PLA dinamizaram a soirée de Poesia de 22 de Abril e trouxeram, à Biblioteca Municipal da Maceira, a liberdade das palavras que nos inspira para a reconciliação e dignidade humanas, em cada emoção que desperta em nós, em português e nas línguas do mundo, declamando a cultura e a identidade que nos tornam únicos.

E foi na senda da atividade “Leituras e Diabruras” dinamizada, anualmente, na Biblioteca do nosso agrupamento, que os cursos PLA se mobilizaram até aos “Poemas, Culturas e… Desventuras” do Ronda e, de verso em verso, de língua em língua, de gesto em gesto, levados pela poesia a um mundo em que todos temos direito a ouvir e em sermos ouvidos, compreendidos, à comunicação, às nossas emoções arrancadas em cada palavra, em cada poema, em cada lágrima, seja ela de esperança, alegria, de desalento ou de dor.

        LIBERDADE e PAZ, também porque é essencial acreditarmos que são possíveis! E foi este Grito que se ergueu de uma luta que é de todos, independentemente da nossa nacionalidade, cor, religião ou ideologia. O Grito de sermos Pessoas e de “não nos esquecermos de que pertencemos uns aos outros”.

No final da noite, em jeito de dar asas às nossas palavras, além-fronteiras, não só do nosso país, mas das paredes da nossa casa e da nossa escola, dos muros das nossas comunidades, fomos convidados a deixar um testemunho numa pomba de papel, símbolo do que é mais sublime e urgente. A compilação de todos os textos, resultado da dedicação de todos os que tornaram possível este evento, estará disponível na BE do AEHS.

Prof.ª Filomena Cristo


 







































Sem comentários:

Enviar um comentário