A MAGIA DA REPRODUÇÃO
De acordo com a unidade 1 do programa de Biologia de 12.º ano, "Reprodução humana e manipulação da fertilidade", os alunos sabem que, atualmente, os casais podem optar por não ter filhos, existindo, para isso, diversos métodos que impedem a conceção, mas outros, pelo contrário, não podem procriar devido a problemas de fertilidade, tendo, por isso, de recorrer à aplicação de biotecnologias adequadas.
Neste
contexto, desenvolveram trabalhos de grupo subordinados aos temas
"Contraceção e métodos contracetivos" e "Técnicas de reprodução
medicamente assistida", sob a coordenação da professora Dina Bastos,
com o propósito de serem apresentados às turmas do 9ºano. A Biblioteca apoiou esta atividade, com a disponibilização de recursos e a divulgação das sessões efetuadas.
Os alunos “falam” da sua experiência…
“No dia 14 de fevereiro, o nosso grupo realizou uma atividade com a turma 9º D, na qual fizemos uma apresentação sobre os diferentes tipos de métodos contracetivos e sobre alguns métodos de reprodução medicamente assistida.
O processo de conceção do trabalho foi bastante árduo, desde a parte teórica até à parte interativa, passando pela busca do material para criar o nosso baú.
Primeiramente, idealizámos um trabalho cujo foco era a comunicação com os alunos, porque sabíamos que isso iria atrair mais a atenção destes. Além do kahoot que todos os grupos decidiram fazer, decidimos também criar um baú com todos os métodos contracetivos para podermos explicar melhor aos alunos como funcionam e como atuam.
Para alcançarmos esse efeito, tivemos de procurar arduamente por todos os métodos em todos os lugares próximos da escola, o que foi difícil uma vez que os centros de saúde e farmácias não nos forneciam sem receita, à exceção do preservativo. Porém no final acabámos por falar com a Direção e assim obtivemos os restantes métodos contracetivos.
Assim realizámos a nossa apresentação. Apesar do nervosismo, a mesma foi bem-sucedida pois conseguimos captar a atenção dos alunos recorrendo ao kahoot e a uns exercícios práticos, o que tornou a apresentação mais comunicativa. “
André Filipe, André Pacheco, Duarte Bento, Leonardo Leitão e Ricardo de Sousa
“No dia 14 de fevereiro, o nosso grupo fez uma apresentação à turma B do nono ano sobre métodos contracetivos e técnicas de reprodução medicamente assistidas.
Apesar dos nervos e da ansiedade de que algo pudesse correr mal, a apresentação correu da melhor maneira possível. Os alunos foram bastante cooperativos e demostraram muito interesse sobre os temas tratados.
Em suma, esta experiência enriqueceu-nos tanto a nível interpessoal, como a nível formativo. “
André Salvaterra, Catarina, Érica e Mariana Pereira e Susana Salvaterra.
“A atividade que realizámos ao 9º ano, no âmbito da disciplina de Biologia, foi uma experiência muito enriquecedora, uma vez que nos permitiu desenvolver a nossa capacidade de falar para um público, mas também nos permitiu perceber o lado dos professores quando estão a dar uma aula.
Para além disso, consideramos que foi uma experiência igualmente enriquecedora para os alunos do 9º ano. O tema da sexualidade é muitas vezes evitado pelos mais velhos. Ao sermos nós a explicar este tema aos alunos pensamos que se sentiram mais à vontade, tanto a nos ouvirem como a esclarecerem as suas dúvidas, já que temos uma idade próxima da deles e, por isso, o ambiente torna-se mais descontraído e dinâmico.
Deste modo, achamos que este tipo de atividades é benéfico para todos os envolvidos, quer para os que apresentam, quer para os que ouvem e aprendem. No nosso ponto de vista esta atividade cativou os alunos, visto que lhes proporcionámos uma aula diferente, menos teórica e mais interativa.”
Bruna Silva, Dércio Fernandes, Laura Barbeiro Margarida Sousa, Rodrigo Bento, Rodrigo Monteiro.
“Em relação à atividade que realizámos para os alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Biologia, relacionada com os métodos contracetivos e técnicas de reprodução medicamente assistidas, temos a dizer que gostámos imenso.
Supomos que foi uma apresentação bastante interessante, pelo facto de ter sido uma aula enriquecedora não só para os alunos do 9º ano, como também para nós.
Consideramos que após uma apresentação relativa aos temas acima referidos, os alunos recolheram informações novas ficando, deste modo, com mais conhecimento em relação a toda a matéria abordada.
Este trabalho, também foi uma grande aprendizagem para o nosso grupo, pois permitiu-nos abordar assuntos tão importantes na vida de uma adolescente.
Queremos apenas relatar, que foi atividade que iremos recordar com prazer, na qual tivemos muito gosto em participar!”
Francisco Ascenso, Francisco Crespo, João Bernardo e João Tavares
Sem comentários:
Enviar um comentário