Inicia-se, hoje, a Semana da Leitura, subordinada ao
tema proposto pelo PNL: “Ler sempre! Ler em qualquer lugar! De 12 a 21 de março, pretendemos festejar a leitura, o livro e as
literacias, num ambiente digital, dinamizando um conjunto de iniciativas
diversificadas e de diferentes tipologias.
A marcar o “arranque” desta semana, deixo-vos o texto “Ler… Quantos sentidos damos ao que lemos? Quantos sentidos são possíveis?“, uma leitura magnífica da professora Sofia Francisco e o programa desta semana!
Boas leituras! Leiam sempre, seja em que lugar for!
ler |ê|
- Conjugar
(latim lego, -ere, reunir, juntar, colher, apanhar, ler)
verbo transitivo e intransitivo
1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler).
verbo transitivo
2. Fazer a interpretação de (ex.: ler a obra de um filósofo). = INTERPRETAR
3. Dar certo sentido a (ex.: foi fácil ler no rosto dela o medo que sentiu; ler o pensamento de alguém). = INTERPRETA
Verbo intransitivo
"ler", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ler [consultado em 26-02-2021].
Quantos sentidos damos ao que lemos? Quantos sentidos são possíveis?
Tantos quantos a nossa mente nos permitir e os nossos sonhos alcançarem.
Lê-se transitiva e intransitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Lê-se para descobrir outros mundos, outras realidades, outras personalidades. Lê-se para se descobrir o outro e encontrar pistas para nos descobrirmos a nós mesmo. Ou lê-se só porque sim! Por prazer.
Uma escola, uma biblioteca, um livro, um aluno, uma mente que ganha asas, voa e regressa mais cheia, mais plena e mais rica. Uma mente que voa por entre as páginas do livro, transitiva e intransitivamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma mente que se escapa por entre as frases de uma página, as letras de uma palavra e alcança o lado de lá, a terra da imaginação e das possibilidades.
Um segundo, uma hora, um dia, uma semana, todo o tempo do mundo para ler...e absorver. Absorver transitiva e intransitivamente, com todo o prazer que os sentidos nos permitirem, a qualquer hora e em qualquer lugar. Absorver as emoções, as personagens, as aventuras e as desventuras, uma a uma.
Um confinamento, uma distância, uma comunidade, uma escola...e uma rede que não se perde, não se quer perder. Uma rede de leitura que se vai manter, transitiva e intransitivamente, em qualquer hora e em qualquer lugar. Uma rede que parte de uma biblioteca e chegará com um livro, uma mensagem, um sonho, a cada um, sim, a cada um de vocês, numa semana muito especial- a semana da leitura!
Ler! A qualquer hora e em qualquer lugar!
A Coordenadora da Biblioteca Escolar, prof.ª Helena Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário