segunda-feira, 29 de março de 2021

Projeto "Ler a brincar nos JI"... Abrimos o livro ou não?

 

Uma caixa…Um livro… crianças… uma “contadora” e a magia acontece!

O Projeto “Ler a Brincar nos JI”, no segundo período, teve como ponto de partida uma caixa em forma de livro. O que estava lá dentro? Que tesouros escondia? Livros? Este foi, de facto, o ponto de partida para cada uma das dez sessões realizadas.

Lá dentro, “moravam” personagens das histórias… A tartaruga do conto popular “A lebre e a tartaruga”, o sapo, protagonista de tantas histórias, como por exemplo, O Sapo apaixonado e o lobo mau, que por acaso tinha um ar bem amigável e que fez as delícias da criançada que identificaram facilmente histórias onde o lobo é a personagem principal.

Em seguida, observaram atentamente o saquinho das histórias… estava pesado… trazia vários livros, mas um tinha um aspeto peculiar… embrulhadinho, atado com uma fita e… com um sinal de perigo, a par das frases “Não abras! Livro perigoso”!

Depois de alguma hesitação, “abriu-se”... se calhar tudo não passava de uma partidinha do ratinho Teca, aquele que guarda os livros na Biblioteca!

A leitura do livro Agora a sério! Não abras este livro, de Andy Lee, foi bastante animada e contou com a participação ativa de todos!

É maravilhoso constatar que os livros continuam a despertar a curiosidade e a imaginação das crianças!

Prof.ª Helena Silva

Para recordar... Alguns momentos...
































 

Sem comentários:

Enviar um comentário