sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Em tempo de confinamento, os alunos do projeto Leitur@s Dinâmic@s refletem sobre a importância do diálogo e da não violência

 

O filme de animação A ponte, de Ting Chian Tey, foi o ponto de partida para uma reflexão sobre os comportamentos e relações humanas. Os alunos concluíram que a violência, de facto, nunca é a solução ideal para resolver um problema e que o diálogo se reveste de inegável importância na resolução de conflitos.


Após a análise do filme de animação, os alunos, individualmente ou em grupo, “vestiram” a pele de uma das personagens e elaboraram um pequeno texto, contando a história na sua perspetiva.

Eis o resultado:

O “coelho”, por Inês e Viviana

Hoje, quando regressava à nossa toca enfrentei um grande problema! A meio da ponte, estavam o veado e o urso a discutir, porque ambos queriam passar a ponte ao mesmo tempo, o que era impossível, pois eles são grandes e a ponte é estreita.

Atrás do urso, apareceu uma doninha e ele reagiu com violência. Agarrou na doninha e atirou-a com toda a força para o outro lado da ponte. Eu não tive melhor sorte… O veado deu-me um pontapé e eu voei até à berma da ponte.

Aí, resolvi roer a corda de um lado e o guaxi desamarrou a corda do outro lado. O urso e o veado caíram no rio e a ponte ficou ainda mais estreita, os troncos ficaram na vertical. Em seguida, eu e a doninha passámos a ponte, encontramo-nos a meio, ela baixou-se e eu dei um salto por cima dela. Despedimo-nos, a doninha acenou e eu sorri e depois, cada um seguiu a sua vida.

 

“O urso”, por Tatiana e Rúben

Eu sou um urso grande e muito forte, mas tenho um grande problema: sou muito teimoso e, às vezes, até mal-educado e agressivo. Hoje, foi um dia difícil. Quando tentava atravessar a ponte, encontrei o veado que também a queria passar, mas eu não deixei … Discuti com ele e mandei-o voltar para trás, mas ele como também é teimoso, não quis! Atrás de mim, apareceu a doninha e eu fiquei ainda mais raivoso. Então, agarrei na doninha, dei-lhe dois ou três murros e atirei-a com toda a força para o outro lado. O veado também foi muito violento para o coelho que estava atrás dele, deu-lhe um pontapé com toda a força. O coelho resolveu roer a corda e a doninha desatou-a do outro lado… Julguei que morria… a ponte caiu e com ela, eu e o urso caímos para o rio…Tomámos um grande banho! Acho que o coelho e a doninha nos deram uma grande lição: não devemos ser maus e violentos, devemos resolver as coisas com respeito pelos outros e com diálogo.

 

“A doninha”, por Andreia e Alexandre

A semana passada, quando tentei atravessar a ponte para regressar a casa, vi dois animais enormes, o urso e o veado, furiosos e irritados, pois ambos queriam atravessar a ponte em primeiro lugar, nenhum queria voltar para trás para o outro passar. Quando o urso deu por mim, assustou-se e ficou muito zangado, agarrou em mim, deu-me dois ou três murros e atirou-me violentamente para o outro lado. Fiquei muito triste e também estava magoada. Então, vi que do outro lado, o coelho roía a corda e eu decidi desatar a corda do meu lado. A ponte não caiu, mas ficou na vertical e o urso e o veado caíram no rio.

“O urso”, por Fabiana

Estou muito zangado com o que se passou hoje!

Quando tive de atravessar a ponte para voltar para casa, encontrei o meu inimigo, o veado refilão, começámos a discutir sobre a passagem na ponte… ele não queria voltar para trás para eu passar primeiro e eu, teimoso como sou, também não cedi! Gritámos um com o outro… De repente, apareceu atrás de mim o coelho… eu estava pelos cabelos… agarrei nele dei-lhe um pontapé com toda a força… eu sei que não o devia ter feito, mas naquele momento… estava fulo! Continuei a discutir com o veado… De repente, a ponte partiu-se, porque o coelho resolveu roer a corda, e caímos ao rio. Nadámos até à margem, fizemos as pazes e decidimos construir uma ponte mais larga, feita de troncos das árvores.

Violência não é solução e nós aprendemos a lição!

“O coelho”, por Beatriz

Num dia de sol, decidi ir passear pelo campo. No meio do caminho, encontrei uma ponte, onde estavam dois animais enormes, o urso e o veado, que discutiam para ver quem a iria passar em primeiro lugar, uma vez que não dava para passarem os dois ao mesmo tempo. Resolvi tentar a minha sorte, pois, como sou pequeno, achava que conseguiria passar entre os dois. Porém, quando cheguei perto do veado, ele olhou-me com tamanho ódio que tremi dos pés à cabeça…mas o pior ainda estava para acontecer. Ele foi tão violento! Vejam lá que agarrou em mim … Ai! Ai! Deu-me um pontapé com tanta força que caí estatelado no chão, completamente atordoado. A doninha não teve melhor sorte, pois o urso, depois de lhe dar uns murros, atirou-a violentamente para o outro lado. Então, para me vingar, decidi roer a corda de um dos lados da ponte e a doninha desatou a corda do outro lado… a ponte ficou na vertical e eles caíram no rio (salvaram-se!). Finalmente, eu e a doninha conseguimos passar.

Eu sei que a vingança não solução, mas eles mereciam uma lição!

Sem comentários:

Enviar um comentário