sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Miminhos & Leituras… com sabor a Natal!

 

No último dia de aulas do primeiro período, a primeira aula do dia dos alunos do 5.º C foi dedicada inteiramente à leitura, no âmbito da atividade Miminhos & Leituras, promovida pela Biblioteca Escolar.

Falou-se de Natal e de livros, tendo-se concluído que há muitas obras dedicadas à época Natalícia, por exemplo, Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha; Um milagre de Natal, de Franclim Neto; Duas histórias de Natal, de Alice vieira; Sonhos de Natal, de António Mota, O livro do Natal, de José Jorge Letria…

O livro escolhido, por unanimidade, para ser lido a várias vozes foi Ninguém dá prendas ao Pai Natal, de Ana Saldanha…Trata-se de um livro engraçado, onde as personagens intervenientes para além do Pai Natal, são protagonistas de contos tradicionais…

O Pai Natal está triste porque ninguém lhe dá prendas. É, então, que vão batendo à porta figuras de contos tradicionais, como o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau, trazendo-lhe cada um deles um presente… Será que o Pai Natal gostou de todos os presentes?  Esta história, marcada por um humor subtil, tem um final feliz, terminando com inédita, e quiçá um pouco estranha, ceia de Natal.

Após esta leitura, ainda houve tempo para destruturarem de um pequeno conto de Natal sobre o presépio e de mostrarem o livro que andam a ler.

A aula passou num ápice…No fim, todos tiveram direito a um miminho doce com sabor a Natal!

 






Sem comentários:

Enviar um comentário