quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro - Desafios da Contemporaneidade

 

Desafios da Contemporaneidade - Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro

 

Ao longo dos anos, o Curso Profissional Multimédia e de Turismo tem realizado a celebração histórica deste dia, no âmbito das disciplinas de Área de Integração e História da Cultura e das Artes.

Este ano, junta-se a nós a disciplina de Cidadania e a Biblioteca da Escola. Faz sentido debatermos o tema, porque os direitos humanos continuam a ser uma conquista difícil dos tempos contemporâneos. Guerra, violência física e psicológica, ausência de liberdade de expressão, a erradicação de todos os tipos de discriminação são problemáticas atuais. A promoção da igualdade entre todos e todas deve ser um propósito comum, uma luta diária.

A celebração desta data foi escolhida para assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem que assume os direitos humanos básicos para todos.

A turma do CP2 "vestiu-se" de algumas figuras internacionais como Nelson Mandela, António Guterres, Rosa Parks, Malala Yousafzai, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King, Carolina Beatriz Ângelo (representantes da luta pelos direitos humanos ao longo dos tempos), para dar a conhecer à comunidade educativa o seu exemplo. 

Espalhados um pouco pela escola, cada "figura histórica" divulgou a mensagem de paz e de promoção de igualdade (Pesquisa realizada nas aulas). Cada grupo fez a pesquisa de um personagem histórico e "reinterpretou" à sua maneira o tema.

No Polivalente da escola, passou também um vídeo realizado pelos mesmos alunos.
            No dia 15 de dezembro, os alunos repetiram a atividade, em vários espaços da escola, incluindo salas de aual.

Prof.ª Genoveva Oliveira






































Sem comentários:

Enviar um comentário