domingo, 4 de fevereiro de 2018

Articulação da Biblioteca Escolar com as escolas do 1.ºCEB, no âmbito das Metas Curriculares de Português - 2.º ano de escolaridade



Segundo Manuel António Pina, “Há uma história para cada defeito!” e o melhor será não dramatizar!
A história “O têpluquê” é bem exemplo disso!
Servindo-se de uma dificuldade que um determinado menino tinha em pronunciar a letra “t”, este escritor inventou uma história simples, mas divertida, procurando desmistificar essa situação, que poderá ser facilmente corrigida graças à terapia da fala!
As dificuldades que os alunos sentiram quando iniciaram a aprendizagem da língua foi o ponto de partida, primeiro, para uma divertida troca de experiências e, em seguida, para a história propriamente dita.
Assim, os alunos do segundo ano conheceram a história de um menino que trocava o pelo quê … Que dizia Comé em vez de Tomé… Um menino a quem, como ele dizia, se encaramelava a língua, em vez de se entaramelava… Não se esqueçam que o defeito dele era trocar o “tê” pelo “quê”!
Finalmente, deram asas à sua criatividade e inventaram um texto, “O rêplulê”, sobre uma menina, a Joaquina, que tinha também um defeito de pronuncia… trocava o “rê” pelo “lê”… a sua língua entalamelava-se , daí que ela afirmasse que não tinha culpa, pois tinha a “língua entalada”!
Foi muito divertido! Muito obrigada, meninos, pelos momentos divertidos que passámos juntos!

EB de Cavalinhos - 15 de janeiro 



EB de Maceira - 16 de janeiro - 2.º A 




 EB de Maceira - 16 de janeiro - 2.ºB


 EB de Costas - 22 de janeiro










EB de A-dos-Pretos - 30 de janeiro







EB de Porto do Carro - 30 de janeiro








Sem comentários:

Enviar um comentário