domingo, 23 de março de 2014

Alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de Maceirinha visitam a Biblioteca, na Semana da Leritura

No dia 20 de março, os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos da EB de Maceirinha, acompanhados pelas professoras Elsa Frade e Elsa Pimparel, foram os convidados especiais da Biblioteca.
O Adjunto do Diretor, professor Luís Dias, com a simpatia e bom humor que tão bem o caracterizam, deu-lhes as boas vindas e  entregou-lhes o cartão eletrónico que lhes daria acesso ao almoço. Em seguida, dirigiram-se alegremente para a Biblioteca.
Hoje, era o dia das "histórias doces", histórias com sabor a chocolate, histórias com sabor a rebuçados de todas as cores e feitios...
Primeiro, a professora Sofia encantou-os com uma história deliciosa,"O Mistério da Aldeia do Mar", e ensinou-lhes algumas receitas...Também todos puderam provar um bolinho de chocolate da "Menina das tranças pretas" que vive na Aldeia do Mar, que receberam como presente.
Após o intervalo, regressaram à biblioteca. Então, a professora Helena falou-lhes da Semana da Leitura, subordinada ao tema "A Língua Portuguesa", que estava a decorrer e os alunos foram convidados a dizer nomes de escritores portugueses seus conhecidos. E sabiam muitos... António Mota, Maria Alberta Menéres, José Saramago, Rui Matos... entre tantos outros!
Alguns alunos foram convidados a declamar os poemas "Os Passarinhos" e "O sapo" de Afonso Lopes Vieira e fizeram-no de forma fantástica!
A professora Helena falou-lhes ainda do livro "Todos diferentes, todos animais" de Liliana Gonçalves e puderam admirar os trabalhos que os alunos do projeto da BE "Leitur@s Dinâmicas" tinham feito sobre essa história.
Finalmente, a professora Helena contou-lhes, com a ajuda de alguns alunos visitantes, uma história baseada no livro "A Árvore dos Rebuçados", de Rosário Alçada Araújo, que lhes fez "crescer água na boca". A professora Elsa Frade leu-lhe o momento em que Sebastião, a personagem principal, descobre o prazer da leitura, a magia que existe nos livros... Em seguida, a professora Helena pediu-lhes que cada um pintasse a sua própria árvore e respetivos frutos doces.
Foi uma manhã diferente para estes meninos e esperamos que se tenham divertido muito!















































Sem comentários:

Enviar um comentário