quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta... Partilhas de leituras

 

1 DE FEVEREIRO É O DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA!

Aidan Chambers, escritor e pedagogo, defende que “aprendemos a ler quando ouvimos a ler!” A leitura em voz alta contribui para nos tornarmos leitores. Reforçando a confiança e a alegria.

Neste dia, a Biblioteca convidou alunos e professores a festejarem o dia da LEITURA EM VOZ ALTA partilhando uma leitura com amigos e com os familiares, pois…

Quando LEMOS EM VOZ ALTA, a história salta cá para fora e ganha vida! A curva melódica das frases, agora aumentada, inebria os nossos sentidos e afaga-nos a imaginação.

Quando LEMOS EM VOZ ALTA, tudo ganha forma, uma outra forma mais concreta e real, mais fascinante. O som das palavras soletradas com cuidado eleva-se, ganha asas, cor e vida.

LER EM VOZ ALTA tem esse poder, e tem muitos outros que não conseguimos verbalizar, mas que estão cá, bem no fundo da nossa mente e que atravessam a nossa alma, numa sensação prazerosa inigualável. LER EM VOZ ALTA é também partilhar com os outros e fazê-los viajar através do som da nossa voz, num comboio transcontinental que desliza suavemente sobre os carris e nos leva a um lugar mágico, conduzidos, precisamente, por essa voz do outro. 

Que o dia de LER EM VOZ ALTA nos relembre tudo isto e vos desperte a vontade de ler, ler muito, ler mais vezes… EM VOZ ALTA. 

            Assim, na escola-sede foi lida em todas as turmas uma informação alusiva a esta efeméride e, em cada uma, o(a) professor(a) foi convidado a dar o exemplo lendo o poema “A música das palavras”, de Margarita Engle.

            Para além disso, no Agrupamento, algumas turmas organizaram-se e festejaram o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta partilhando leituras!





























 





Sem comentários:

Enviar um comentário