terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O NATAL TRANSMONTANO E AS SUAS MÁSCARAS


Este ano, divulgamos, na biblioteca, uma tradição de Natal especial…Trata-se de uma das mais genuínas tradições de Natal em Portugal: a festa dos rapazes de Varge, em Trás-os-Montes que tem origens pagãs.
O nosso agradecimento especial à professora Filomena Cristo pela ideia, pela partilha, pelo entusiasmo e por ter disponibilizado todos os recursos que compõem a exposição (o traje e as máscaras de Caretos; fotografias; livro). Foi também ela a responsável pela montagem da exposição. A partilha de saberes e costumes engrandece-nos culturalmente, num Portugal tão pequeno, mas tão rico em tradições.Ficamos a conhecer quem, em época de Natal, se aproxima de tradições carnavalescas, com máscaras, “comédias” e “loas” (quadras que satirizam a vida da aldeia), celebrando a vida e a alegria do nascimento de Cristo.

Viver a celebração pagã do solstício do Inverno em convívio harmonioso com o Natal cristão é o que poderemos considerar acerca dos peculiares rituais que ocorrem no contexto das festas dos rapazes.
Exemplo dos mais representativos e simbólicos deste fenómeno é o Natal celebrado em Varge, aldeia situada na Baixa Lombada, atravessada pelas águas límpidas do rio Igrejas, com a celebração da festa dos rapazes. É como se as antigas e pagãs festas chamadas Juvenálias, protagonizadas pelos jovens, estivessem, dois mil anos passados, em plena atualidade.
A festa é anunciada no Dia de Todos os Santos, com a reunião dos rapazes para a recolha da Lenha das Almas. Já no mês de dezembro, os preparativos intensificam-se com as rondas à aldeia, todos os sábados, ao som da gaita de foles, para uma visita à casa de todos os rapazes participantes. https://www.vortexmag.net/tradicoes-de-natal-festa-dos-rapazes-de-varge/

Prof.ª Helena Silva












Sem comentários:

Enviar um comentário