sábado, 9 de junho de 2018

Projeto "Janela de Euclides" no 1.º Ciclo

Matemática e Português, uma dupla de sucesso!
No terceiro período letivo, a "Janela de Euclides" terminou a sua "viagem" pelas escolas do 1.º CEB do Agrupamento, tendo realizado duas sessões em cada uma des seguintes Escolas: EB de A-dos-Pretos, EB de Cavalinhos e EB de Costas!
      

    Numa outra “Janela de Euclides”, Leonard Mlodinow afirma que o nosso conceito de espaço começou primeiro como um conceito de lugar, o nosso lugar, isto é, a Terra. Os sábios do Egito e da Babilónia chamavam-lhe “medida da terra”, os gregos “geometria”. Não podemos negar que há geometria em tudo o que nos rodeia!
            Euclides estudou com entusiasmo os sábios antigos, fez demonstrações e investigações por conta própria e estabeleceu todo o conhecimento geométrico numa obra a que chamou “Os elementos”. A importância desta obra é tal que continua a ser usada vinte e três séculos depois da sua publicação – não se esqueçam que vinte e três séculos são dois mil anos e trezentos anos! É mais antigo do que a Bíblia, que é, aliás, o livro mais lido no mundo!
            Euclides foi também um excelente professor e dizem que conseguia explicar muito bem a “matéria” aos alunos. Não podemos assistir a uma aula sua, porque ele viveu no século II AC, mas podemos abrir uma janela para o seu conhecimento – “A janela de Euclides”!
            Assim, “A janela de Euclides” do AEHS leva até aos alunos do primeiro ciclo do agrupamento (2.º ano de escolaridade em 2017-2018) um saber euclidiano muito atual.
            Quando esta janela se abre, somos invadidos por um sem fim de “coisas” que há no mundo e que podemos observar a partir da janela. Meios de transporte em particular, porque foi o tema escolhido para este ano letivo. Somos levados a reconhecer as figuras geométricas que entram na sua composição. Somos levados a descobrir que outras possibilidades de combinação existem (sim, são infinitas…)
            Euclides era um matemático, mas isso não o impedia de apreciar as outras formas de saber - a música, a arte… por isso temos a certeza que iria adorar a obra “Porque é que os animais não conduzem”, de Pedro Seromenho, que nos alerta, de uma forma divertida, para os perigos de uma condução sem respeito pelas regras!
            Numa aliança de saberes, os alunos ilustram um meio de transporte que os inspirará a criar um acróstico. Estes trabalhos estarão em exposição no Farraial e estamos certos de que merecerão a vossa atenção!
            “A janela de Euclides” está sempre pronta a entrar em ação. Mesmo quando o ano letivo chega ao fim e se tranca o ferrolho, há sempre uma réstia de luz que nos lembra a sua existência. Ela voltará a abrir-se. Ficamos à espera.

Prof.ª Diana Oliveira


2.ºAno da EB de A-dos-Pretos

1.ª Sessão















 




2.ªSessão 










2.ºAno de Cavalinhos

1.ª Sessão











2.ª Sessão









2.º Ano de Costas

1.ª Sessão

























2.ª sessão






























               

Sem comentários:

Enviar um comentário