quinta-feira, 5 de abril de 2018

"Amor que é amor não dói. Agir contra a violência no namoro precisa-se!"


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher,  as professoras de História, Genoveva Oliveira e Inês Jerónimo, propuseram aos alunos do 9.º ano que escolhessem uma “mulher” que se tivesse distinguido na sociedade a nível político ou literário ou mesmo artístico e elaborassem um trabalho que pudesse ser divulgado na Biblioteca.
 Posteriormente, em articulação com a Biblioteca,  a Associação Mulheres Século XXI foi contactada no sentido de dinamizarem, na escola palestras que abordassem o tema da violência, em especial a que acontece no namoro.

"Amor que é amor não dói.
Agir contra a violência no namoro"
Assim, no dia 22 de março, duas representantes da Associação Mulheres XXI dinamizaram, na biblioteca, duas palestras subordinadas ao tema "Violência no namoro”, destinadas aos alunos do 9.º ano.
As palestras foram muito interessantes e alertaram os alunos para a importância dos valores, como por exemplo o respeito e a confiança,  imprescindíveis numa relação amorosa saudável e feliz.
Os alunos constataram   que a violência  no namoro (e mesmo a doméstica) tem vindo a aumentar nos últimos tempos, podendo assumir diferentes formas - psicológica, física e sexual - e  acontecer em simultâneo ou não na mesma relação de namoro, num ciclo denominado "ciclo de violência" ( três fases: fase de tensão; fase de agressão/ explosão; fase de lua de mel).
Debateram os motivos que podem levar à violência e os mitos relacionados com o amor e as relações amorosas. Para além disso,  tomaram conhecimento do que podem fazer para ajudar uma vítima de violência.
É sempre importante estarmos informados e refletirmos sobre estes temas, pois só assim poderemos agir corretamente!


"É importante reconhecer, agir e informar!

  É importante a liberdade e o amor!
  É importante promover a paz!"

Prof.ª Helena Silva

















Sem comentários:

Enviar um comentário