sábado, 24 de março de 2018

Poesia...Poemas...Poetas...Leitores


Poemas à solta… | 8h30 - 13h30| Diversos locais da Escola-Sede
No Dia Mundial de Poesia, houve poemas à solta em vários espaços escolares. Alguns alunos do projeto da BE Leitur@s.tic.net fizeram questão de não os deixarem totalmente à solta e ofereceram-nos… Um gesto simples para assinalar esta efeméride.

A Poesia...
José Fanha

A poesia foi uma das formas que o ser humano encontrou para falar dos seus sentimentos mais profundos e misteriosos.
A poesia é a arte das palavras, e as palavras, quando tocadas pelos poetas, tornam-se chaves mágicas que abrem portas de universos que estão para além do imediato quotidiano e que nos falam dos grandes mitos, e também das paixões, das dores, das alegrias.
A linguagem poética exprime o modo de olhar para a Natureza, para o coração, para o amor de uma forma diferente da linguagem quotidiana.
É frequente confundir-se poesia com rima. Mas nada mais errado. A poesia pode ser rimada ou não. A rima pode ou não ser poética. Quando se trabalha a rima com as crianças desenvolve-se a "ginástica" básica da língua, mas não se trabalha necessariamente a poesia.
A poesia é, de facto, uma janela aberta sobre o mistério maravilhoso das palavras que podemos sentir quando lemos Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Luís de Camões ou Ruy Belo.
E é por isso que um menino pode escrever magnífica poesia aos 8 anos:

“O amor é um pássaro verde
num campo azul
no alto da madrugada”
(Maria Rosa Colaço, 
A criança e a vida)

Prof.ª Helena Silva




































Sem comentários:

Enviar um comentário