“Fernando Pessoa: o
que sei depois de saber…”
Primeiro, veio um desafio: “(Fernando Pessoa) O
que sei antes de saber...”
A seguir, foram surgindo as descobertas: uma
representação teatral, uma sessão com a profª Maria João Serrado, as aulas, uma
visita de estudo a Lisboa, que incluiu um roteiro pessoano e uma visita à Casa
Fernando Pessoa…
Depois, o desafio final: uma Tertúlia Literária,
dinamizada pelos alunos do 12º A, destinada aos pais, encarregados de educação
e restante comunidade educativa, subordinado ao tema “Fernando Pessoa – o que
sei depois de saber…”
Após várias semanas de descoberta, a professora
de Português desafiou os alunos a partilharem com os pais, encarregados de
educação, familiares, amigos e outros membros da comunidade educativa algumas
curiosidades e conhecimentos que foram adquirindo, assim como alguns textos
simbólicos do nosso grande poeta.
E, no dia 7 de junho, a encerrar as atividades letivas do 12º
ano, os alunos puderam mostrar algumas das ‘coisas’ que, sobre Fernando Pessoa,
ficaram “a saber depois de saber…”, numa Tertúlia Literária sugerida pela
professora, e que os mesmos tão bem souberam honrar.
Esta atividade iniciou-se com uma sessão de abertura feita
pelo Senhor Diretor do Agrupamento que aproveitou o momento para saudar os
presentes e, especialmente, os alunos que, na sua maioria, aqui fizeram um
percurso de 12 anos de escolaridade, salientando também o seu bom desempenho e
incentivando-os a concluir esta etapa escolar com sucesso e a manterem sempre
viva a memória da Escola que os viu crescer.
Seguiu-se, então, o momento principal do serão protagonizado
pelos alunos do 12º A.
Embora num momento inicial, quando a atividade lhes foi
proposta, tivessem apresentado algumas resistências, todos os alunos se
envolveram com empenho neste projeto de parceria entre a disciplina de
Português e a Biblioteca Escolar, elaborando trabalhos muito originais e criativos,
que tiveram como ponto de partida os principais espaços emblemáticos do roteiro
pessoano realizado em Lisboa, em fevereiro último, em articulação com poemas /
excertos de textos do poeta.
A Tertúlia não pretendeu, de forma nenhuma, ser uma aula de
literatura nem de análise textual, mas um espaço onde os alunos pudessem
partilhar com os pais, encarregados de educação e comunidade em geral as suas
aprendizagens e o conhecimento que obtiveram “do Fernando” que foram
descobrindo, e ao mesmo tempo proporcionassem momentos de alargamento cultural
e de boa disposição.
Assim, fomos assistindo a uma sucessão de apresentações que
prenderam a atenção de todos, vendo como os conteúdos do programa de uma
disciplina podem ir muito para além de um conjunto rígido de aprendizagens que
serão testadas e avaliadas e como os alunos souberam tão bem agarrar os seus
conhecimentos dum poeta plural, recriá-lo e dá-lo a conhecer. Aqui, a
intertextualidade e a transversalidade de saberes fez-se sentir, não só porque
qualquer texto literário o permite, mas, sobretudo, porque Fernando Pessoa é um
autor transversal. Da poesia à música, à pintura e escultura e à dramatização
inspiradas no poeta, do poeta ao homem na sua vida simples, pessoal, familiar e
profissional, da escrita do poeta a curiosidades diversas do seu percurso
existencial, foi descoberto todo um mundo de Fernando Pessoa que não se esgotou
nesta Tertúlia nem se esgotará facilmente no futuro.
O serão concluiu-se com algumas palavras de agradecimento da
professora Helena Silva, Coordenadora da Biblioteca Escolar, com uma “surpresa”
muito especial do 12.º A à professora de Português e com um pequeno lanche
partilhado.
Certamente
que esta atividade encheu de orgulho os alunos pela sua excelente prestação,
mas também os pais que viram brilhar os seus filhos, e os professores que vivem
com igual emoção o sucesso de cada um.
A todos, os merecidos parabéns e votos de que a nova etapa da
sua vida que se aproxima lhes traga sempre muitos motivos para sorrir!
“Tudo é ousado para quem a nada se atreve.”(Fernando Pessoa)
Prof.ª Ana Paula Graça
Sem comentários:
Enviar um comentário