sexta-feira, 16 de junho de 2017

"Janela de Euclides" no 1.º CEB... Matemática e Português, uma dupla invencível!

Andava a professora Doroteia
muito atarefada nas suas lides
quando, de repente, teve uma ideia:
criar “A janela  janeloa eve uma ideiao
s 24)
de Euclides”.

Desde então, nas escolas da Maceira,
É grande o arrebatamento
Quando se sente aproximar
Esse tão desejado momento.

Mas afinal, o que é isso d’ “A janela de Euclides”, perguntais vós.
Passo a desmistificar:
Há de facto uma janela que nos acompanha em todas as sessões. Esta janela é uma caixa com, aproximadamente, 20x30 cm, cuja tampa tem o formato de uma janela; até tem umas cortinas, verdes e brancas aos quadrados, muito tradicional e bonita.
A professora Doroteia parte deste objeto para explorar o conceito e a simbologia da janela. Sem qualquer dificuldade, os alunos deduzem que a janela permite ver para além de…
Depois, a nossa janela abre-se e permite-nos ver…desta vez, uns animais muito engraçados pois são feitos com figuras geométricas – quadrados, losangos, hexágonos, triângulos e trapézios. 
 Numa linguagem muito clara e direta, a professora Doroteia revê e explica o que são aquelas figuras, salientando que os seus nomes são aqueles porque foi o célebre matemático Euclides que assim as nomeou e definiu.
Numa folha que entretanto se distribuiu, os alunos são levados a explorar diferentes possibilidades de conjugar as várias figuras na formação de um hexágono – é um desafio intrigante e revelador, no qual os alunos se envolvem bastante!
A seguir, cada aluno recebe um animal formado pelas figuras mencionadas e procede à sua ilustração – uma tarefa muito fácil!
Intervém nesta altura a BE, com a leitura, mais ou menos dramatizada, de uma história muito divertida e emocionante sobre gatos piratas – “Gatos a bordo!”, de Peter Bently e Jim Field.
Numa segunda parte, a atividade divide-se em duas, que são simultâneas e requerem muita atenção e concentração: de um lado, um grupo de alunos realiza uma descoberta matemática sobre as possibilidades de conjugação das várias figuras; do outro, recriam um diálogo entre os animais num magnífico cenário previamente criado pela professora Patrícia Vala. Todos os alunos cumprem o plano das duas atividades.
E é assim que decorre, com uma ou outra nuance, “A janela de Euclides”.

Os trabalhos finais podem ser apreciados brevemente, no início do próximo ano letivo, aquando da receção aos encarregados de educação do primeiro ciclo.  Não percam, pois estão fabulosos!!
Prof.ª Diana Oliveira

EB de Maceira - Turma  2B
1.ª sessão













2.ª sessão


















EB de A-dos- Pretos
1.ª sessão


















2.ª sessão









EB1 de Cavalinhos
1.ª sessão













2.ª sessão

















EB de Costas
Sessão única

























Sem comentários:

Enviar um comentário