segunda-feira, 27 de março de 2017

Poesia a várias vozes...na cidade e na Biblioteca Afonso Lopes Vieira - Leiria

Hoje, 27 de março, foi um dia muito especial, que perdurará na nossa memória! Um dia em que “o prazer de ler” foi feito de afetos e do encontro entre gerações!
Um grupo de alunos dos projetos da Biblioteca – Leitur@s.tic.net e Leitur@s Dinâmic@s, acompanhados pelas professoras Helena Silva e Maria da Fé, deslocaram-se a Leiria para participar na abertura “oficial” da Semana da Leitura!
Primeiro percorreram algumas ruas da cidade, lendo e distribuindo “Flores de poesia”. Em seguida, dirigiram-se à Biblioteca Afonso Lopes Vieira, onde um grupo de utentes do Lar S. Francisco os aguardava.
Após a apresentação, deu-se início à sessão de leitura… Cinco alunos declamaram poemas de Luísa Soares – “O tempo”; “ O Livro”; “A minha casinha de chocolate” e “Pai”; dois alunos leram o poema “Limpo palavras”, uma adaptação do poema “O Limpa palavras”, de Álvaro Magalhães; uma professora leu um texto original de Susana Teodoro, “Diálogos com o meu pai” e, finalmente, um aluno leu o “Poema aos avós”, que consistiu numa adaptação do “Poema à mãe” de Eugénio de Andrade…

Não me esqueci de nada, queridos avós.
Guardo a vossa voz dentro de mim.
Guardo o vosso amor dentro de mim…
E amo-vos, mesmo que pensais o contrário…
E deixo-vos as rosas, símbolo do nosso amor!

E a sessão terminou com a distribuição de rosas brancas, de um docinho… e com beijinhos! Foi emocionante!
Muito obrigada aos nossos alunos por se terem empenhado e por terem dado o seu melhor! Muito obrigada aos utentes e animadora do Lar S. Francisco pela sua presença e pelos seus sorrisos e também pelo convite para uma visita ao lar! Muito obrigada a todos os que permitiram a realização desta atividade!

Como dizia o poeta e como muita razão “Valeu a pena? /Tudo vale a pena se a alma não é pequena”!
Prof.ª Helena Silva



























































Sem comentários:

Enviar um comentário