sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Projeto "Escritor do mês"

A escritora do mês de outubro é Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa - Prémio Camões (1999).

Descobre os livros que podes requisitar na biblioteca e participa no passatempo ( de 1 a 23 de outubro).

Comecei a escrever numa noite de Primavera, uma incrível noite de vento leste e Junho. Nela o fervor do universo transbordava e eu não podia reter, cercar, conter – nem podia desfazer-me em noite, fundir-me na noite.
No gume da perfeição, no imenso halo de luz azul e transparente, no rouco da treva, na quási palavra de murmúrio da brisa entre as folhas, no íman da lua, no insondável perfume das rosas, havia algo de pungente, algo de alarme.
Como sempre a noite de vento leste misturava êxtase e pânico.


Sophia de Mello Breyner Andresen


SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou o curso de Filologia Clássica e faleceu no dia 2 de Julho de 2004.
Sophia de Mello Breyner Andresen é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa.
Possui uma obra vastíssima, que inclui, contos e obras poéticas. Os seus livros relatam as vivências da autora durante a infância. Por exemplo, para escrever A Floresta a autora inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias enquanto criança.
Em 1999 Sophia de Mello Breyner Andresen recebeu o Prémio Camões, sobre o qual muito se falou e escreveu na altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário