quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Abertura oficial da Biblioteca do Centro Escolar da Escola Henrique Sommer, Maceira... Dois dias de "festa"!

A abertura oficial da Biblioteca do Centro Escolar da Escola Henrique Sommer, Maceira, teve lugar no dia 26 de outubro, Dia Nacional da Biblioteca Escolar.
Esta abertura solene contou com a presença de alguns docentes, de algumas assistentes operacionais, de alunos e de ilustres convidadas, nomeadamente a Vereadora da Educação, Dr.ª Anabela Graça; a responsável pelo SABE, Teresa Nogueira; a representante da Junta de Freguesia, a senhora D. Lurdes Salgueiro, a Presidente da Associação de Pais, Dr.ª Catarina Fialho e a escritora e pintora maceirense Marília Ascenso.
A cerimónia foi presidida pelo Diretor do Agrupamento, Professor Jorge Bajouco, que deu as boas vindas a todos os presentes e sublinhou a importância da biblioteca no contexto escolar, não só pelos recursos que disponibiliza, como também pelas atividades que dinamiza, colocando a tónica na importância da leitura e das literacias.
A Dr.ª Anabela Graça agradeceu o convite e reiterou a importância dos livros e da leitura como fonte de conhecimento e de lazer.
Em seguida, alguns alunos que integram o projeto da BE, Leitur@s.tic.net, apresentaram um texto sobre o poder e os benefícios da leitura e os alunos do 4.º ano declamaram maravilhosamente dois poemas de Matilde Rosa Araújo: “A formiguinha descalça” e a “Serpente”(este poema foi declamado duas vezes, a primeira com a intervenção de todos os alunos e a segunda por uma aluna em rap).
Depois de um breve intervalo, foi a vez dos mais pequenitos visitarem a biblioteca. Preparadas a preceito, as crianças das educadoras Anabela Machado e Célia Prior deliciaram os presentes com a declamação coreografada dos poemas “O Livro”, de Luísa Ducla Soares, e “Xadrez”, de Sidónio Muralha, respetivamente.













































Ainda para celebrar esta abertura, a biblioteca acolheu os restantes alunos do Centro Escolar no dia 27 de outubro, de acordo com uma calendarização delineada por anos de escolaridade. Em cada sessão, a professora Helena deu as boas vindas aos alunos à nova biblioteca, lembrou-lhes que outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e que o dia da abertura oficial foi o dia 26 de outubro por ser o Dia Nacional da Biblioteca Escolar. Em seguida, contou-lhes sucintamente como tinha sido essa cerimónia e o maravilhoso presente que a biblioteca tinha recebido, o mais recente livro da escritora Marília Ascenso, "Insetos em missão ambiental". Finalmente, todos foram contemplados com uma belo momento de leitura...

Às 10h30, chegaram os alunos do 1.º ano e foram recebidos, pela professora Diana, com a ternurenta história “O Lobo grande e o lobo pequeno”, de Olivier Tallec.












   Às 11h30 foi a vez dos alunos do 2.º ano, que descobriram com a professora Helena por que razão os “camelos” são “sábios”, ao ouvirem a misteriosa história “Sábios como camelos”, de José Eduardo Agualusa, do livro "Estranhões e Bizarrocos".
       










    Finalmente, pelas 14h00, os alunos do 3.º ano surpreenderam-se com a ligação da Matemática à biblioteca, ouvindo a magnífica história “Margarida, o gnomo e a Matemática”, de Maria de Lurdes Marcelos, com que a professora Doroteia os contemplou e maravilhou! 
    Nesta sessão esteve presente a Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr.ª Lucília Santos, que convidou os alunos a cantarem os parabéns a esta nova biblioteca.


























Todos tiveram direito a um docinho e a visitar as instalações desta nova biblioteca.

1 comentário:

  1. Uma jornada plena de emoções. Fico contente pela realização. Parabéns a todos os participantes incluindo naturalmente as crianças que têm neste novo equipamento uma oportunidade de ouro.
    Bom apontamento aqui no blogue, profusamente documentado com mil imagens. Para mais tarde recordar.

    ResponderEliminar