segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Tertúlia “(Re)criar saberes, construir pontes" - dia 13 de fevereiro

Biblioteca – uma rota na senda do conhecimento
(Re)criar saberes, construir pontes

“O caminho faz-se caminhando” e no dia 13 de fevereiro a biblioteca do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer voltou a ser notícia! Desta feita, este espaço de saberes e afetos criou, organizou e proporcionou momentos únicos de reflexão e partilha de emoções ao ser o palco eleito para mais uma tertúlia cujo mote foi “(Re)criar saberes, construir pontes”.
A tertúlia teve início às 20.00h e com casa cheia e muito entusiasmo, professores, alunos, pais, encarregados de educação e demais comunidade educativa, assistiram a um vasto programa de atividades que retratam práticas pedagógico-didáticas levadas a cabo pelos professores que lecionam áreas especiais.
A afluência e o feedback recebido reitera a confiança da classe docente nos saberes e fazeres dos meninos do ensino especial, e como tal, construímos histórias, criámos laços, atámos nós górdios que perduraram no tempo.
A noite prolongou-se entre leituras e reinterpretações de poemas, interpretação e adaptação de músicas, dramatização e interpretação de personagens, experiências laboratoriais, dança e uma pequena viagem pelo vasto universo da Filosofia. (Re)criamos saberes, produzimos sons, cores, cheiros e sabores. Sentimos a noite, tomamos-lhe o pulso!
Estiveram envolvidas neste projeto disciplinas como o Português, a Educação Física, as Ciências e a Filosofia para Jovens. Estas e outras práticas formativas vivenciadas revestem-se de uma particular importância na construção da identidade profissional do professor tornando-o co-responsável na construção da identidade pessoal do aluno, dando assim sentido às palavras de Antoine de Saint-Exupéry “Tu tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Prof.ª Sofia Fazendeiro


















































































































































1 comentário:

  1. É tão bom poder ser mentora, amiga, conselheira e atriz neste palco de emoções. É tão bom fazer parte de projetos inclusivos como este. É tão bom ser professora! A todos o meu bem haja.

    ResponderEliminar