segunda-feira, 20 de novembro de 2023

"Eu e o 25 de abril", pelo prof. Paulo Grilo

 

No âmbito do projeto “Vozes de Abril”, o professor Paulo Grilo dinamizou duas sessões subordinadas ao tema “Eu e o 25 de abril”, destinadas às turmas do 9.ºA e D.

Na primeira sessão falou sobre os antecedentes desta efeméride, nomeadamente como era viver em ditadura. Na segunda, falou com viveu o 25 de abril, o que significou para ele e para as pessoas e geral, para além da evolução da liberdade até à atualidade.

Os alunos estiveram muito atentos e até lhe fizeram várias perguntas. Valeu a pena!

Eis a opinião de dois alunos, um de cada turma:

"Eu acredito que as sessões de "Eu e o 25 de abril" foram muito interessantes e enriquecedoras, deu para perceber como eram esses tempos e as pessoas. O que tornou estas sessões diferentes de todos os outros documentários que encontramos por aí, é o facto de ser tudo dito na primeira pessoa, nos ter sido explicado frente a frente e a possibilidade de interagirmos.

No fundo, com este projeto pudemos ver outra realidade e as semelhanças que essa tem com a atual."  - Artur Ascenso, 9.º A

"No âmbito da celebração dos 50 anos do dia 25 de abril, as turmas A e D foram escolhidas para terem sessões sobre este tema, dinamizadas pelo docente Paulo Grilo.

Eu acho que foi um privilégio ter aprendido mais sobre o 25 de abril, para além do que

se ensina na sala de aula, através de alguém que o tenha mesmo vivenciado.

Tendo dialogado com os meus colegas de turma, após as sessões, concluí que grande parte de nós achou esta experiência interessante, tendo em conta que é uma perspetiva pessoal sobre esta efeméride. Alguns até gostavam que se repetisse! Mas vou confessar que, no início, este dia não me “dizia” muita coisa, achava que era só mais um feriado. Mas, através da perspetiva do professor, agora sei mais e tenho uma melhor noção do quanto era difícil nos tempos de ditadura. Não tenho medo de dizer sinto orgulho de Portugal, que me orgulho com algumas ações e decisões que se realizaram no passado e também tenho orgulho em saber que, apesar de não ter sido um dos primeiros países europeus a se revoltar contra a ditadura e a terminá-la, ainda foi um dos primeiros países a realizar uma revolução no mundo em geral." Alícia Silva, 9ºD.










Sem comentários:

Enviar um comentário