sexta-feira, 5 de maio de 2023

Os “POEMAS, CULTURAS E…DESVENTURAS” no LEIRIA RONDA POETRY FESTIVAL I 20 de abril

 

VI Edição do Festival RONDA POÉTICA DE LEIRIA I MACEIRA

POESIA NA ESCOLA I PELA PAZ, PELA LIBERDADE I 20 DE ABRIL

Os “POEMAS, CULTURAS E…DESVENTURAS” no LEIRIA RONDA POETRY FESTIVAL

Cursos PLA AEHS/ RVCC - 2022/2023

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer aceitou o convite da Câmara Municipal de Leiria para celebrar, em conjunto, a Poesia em Tempo de Guerra – A Paz Sem Vencedor e Sem Vencidos, na nova edição do RONDA – Leiria Poetry Festival, que decorre de 20 a 25 de Abril de 2023. E o dia 20 começou em cheio – Biblioteca com ocupação completa! E com muita participação de todos os alunos adultos envolvidos na atividade “Poemas, Culturas e… Desventuras”.

Os cursos PLA e RVCC (com alunos adultos de 22 nacionalidades!) abraçaram, com muito agrado, este desafio, partilhando a POESIA como elo de ligação entre povos, fazendo suas as palavras de tantos poetas que nos enchem a alma, poetas portugueses e dos países que estarão para sempre no coração de cada um dos alunos de Português Língua de Acolhimento (PLA)!

Mas, para além do Ronda, que decorre, no nosso concelho, em abril, este é também o mês Internacional da Prevenção dos maus-tratos nas crianças e jovens. E foi assim que começámos a nossa tertúlia, com a história e o simbolismo por detrás do Laço Azul, em jeito de sensibilização para este problema, num marcador, e no intuito de que, cada vez mais, todos nos questionemos e previnamos este tipo de violência – Porque não há Paz sem bom trato!

Continuámos depois com as palavras dos poemas selecionados pelos nossos alunos, que nos inspiram para a Paz, para a Liberdade e para a Dignidade Humana, em cada emoção que despertam em nós, em português e nas línguas do mundo, declamando a cultura e a identidade que nos tornam únicos. E, de verso em verso, de língua em língua, de gesto em gesto, levados pela poesia a um mundo em que todos temos direito a ouvir e a sermos ouvidos, compreendidos, à comunicação, às nossas emoções arrancadas em cada palavra, em cada poema, em cada lágrima, seja ela de esperança, alegria, de desalento ou de dor num tempo de Guerra que ninguém entende!

E também, porque acreditarmos que a PAZ é possível!

E é PELA PAZ, SEM VENCEDOR E SEM VENCIDOS, que este Grito se ergue, de uma luta que é de todos, independentemente da nossa nacionalidade, cor, religião ou ideologia. O Grito de sermos Pessoas e de “não nos esquecermos de que pertencemos uns aos outros”.

Um agradecimento especial à BE do AEHS, às professoras Jaquelina Sobral e Cláudia Fèteira, bem como à Direção do AEHS e à Junta de Freguesia, sem esquecer a D. Eugénia Mendes, a D. Cândida e a D. Célia, que permaneceram connosco pela noite dentro, na crença de, e agora com as palavras de Joaquim Pessoa, que “A vida é uma sala de aula onde todos somos professores, onde todos somos alunos.” E que ”Viver é sempre uma ocasião especial. Uma dádiva de nós para nós mesmos.” (…) “ A vida é um espaço e um tempo maravilhosos mas não se contenta com a contemplação. Ela exige reflexão. E exige soluções. A vida é exigente porque é generosa. É dura porque é terna. É amarga porque é doce. É ela que nos coloca as perguntas, cabendo-nos a nós encontrar as respostas. Mas nada disso é um jogo. A vida é a mais séria das coisas divertidas!”

E ontem, 20 de Abril, entre as 20h30 e 22h30, na BE do AEHS, “divertimo-nos à séria!” Obrigada e até para o ano!

Prof.ª Filomena Cristo




























 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário