quarta-feira, 9 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher...Porque ainda continua a fazer sentido!

 Porque ainda continua a fazer sentido…

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no nosso Agrupamento, com   atividades inseridas no Projeto Cultural de Escola (re) Viver o Bairro, no âmbito do Plano Nacional das Artes, no PAA da Biblioteca Escolar e inserida no Plano de Agrupamento.

    «“Frida Khalo, uma mulher à frente do seu tempo”, foi o mote para uma exposição de trabalhos sobre esta artista mexicana, realizada pelos alunos dos 5º e 6º anos das turmas C e D.

Algumas mulheres artistas portuguesas também foram homenageadas com     uma projecção no polivalente da Escolas, de trabalhos realizados pelos alunos do   6ºA, que deram a conhecer a vida e obra destas artistas.

Ainda realçando o papel da mulher na 1ª república, nesses tempos tão longínquos destacaram-se nomes que importa   conhecer e que se deve ter em conta a sua importância, pois se muito do que hoje a mulher tem  à     sua disposição, deve-se a estas pioneiras da emancipação feminina, com grande sentido do dever cívico, social, político.

      Os alunos que participam no projeto Erasmus+/ eTwinning  “COMMIT TODAY FOR A SUSTAINABLE FUTURE”  também assinalaram o dia com a realização de  um cartaz  sob o lema “pelo respeito e igualdade”, que partilharam com os parceiros da Espanha, França, Alemanha e Finlândia.” – Prof.ª Elsa Ramos

As turmas CP2 e CP3, sob a coordenação da docente Genoveva Oliveira, afixaram, em vários espaços da escola, cartazes com frases positivas e nomes de mulheres de referência em áreas distintas, como desporto, artes, ciência… Também decoraram a preceito o espaço em frente ao polivalente com uma moldura para quem quisesse, pudesse tirar fotografias. Algumas alunas do CP2 vestiram-se de mulheres de referência mundial. Na próxima semana, vestir-se-ão novamente como elas para realizar uma ação de sensibilização sobre o papel preponderante que essas mulheres tiveram na sociedade. O CP3 ainda vendeu velas com mensagens positivas alusivas ao dia (angariação de fundos para a viagem de finalistas).

A Biblioteca também se associou a esta comemoração. Para tal foram colocados bouquets de flores feitos em origami pela docente Celina nas salas de Professores, das Assistentes Operacionais e na Secretaria, com uma mensagem alusiva a este dia.

Prof.ª Helena Silva

“(…) Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.”

Lya Luft ‘Canção das Mulheres’, in 𝘗𝘦𝘯𝘴𝘢𝘳 é 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘨𝘳𝘦𝘥𝘪𝘳

Mulher, de Ary dos Santos

A mulher não é só casa
mulher-loiça, mulher-cama
ela é também mulher-asa,
mulher-força, mulher-chama

E é preciso dizer
dessa antiga condição
a mulher soube trazer
a cabeça e o coração

Trouxe a fábrica ao seu lar
e ordenado à cozinha
e impôs a trabalhar
a razão que sempre tinha

Trabalho não só de parto
mas também de construção
para um filho crescer farto
para um filho crescer são

A posse vai-se acabar
no tempo da liberdade
o que importa é saber estar
juntos em pé de igualdade

Desde que as coisas se tornem
naquilo que a gente quer
é igual dizer meu homem
ou dizer minha mulher.



















Sem comentários:

Enviar um comentário